Independência financeira: uma meta que demanda solidez e consistência
É cada vez maior o debate e as discussões sobre a independência financeira e, dessa maneira, muito se escuta sobre esse estágio de vida no qual uma pessoa consegue viver através dos rendimentos de seus investimentos.
Na verdade, a busca pela tão sonhada independência financeira é um dos grandes motivos que fazem as pessoas aplicarem os seus recursos, mês após mês, nos mais variados tipos de ativos financeiros disponíveis no mercado.
Entretanto, este é um termo que ainda é muito pouco difundido no Brasil, o que reflete diretamente em um percentual extremamente baixo da população brasileira que consegue poupar seus recursos ao longo dos anos, e por isso a importância de se debater e espalhar esse conceito tão pouco explorado em nosso país.
O que é Independência Financeira?
O conceito básico sobre independência financeira pode ser definido como a conquista de uma pessoa em ter a capacidade de possuir, em seus rendimentos financeiros, valores iguais ou maiores que seus gastos mensais.
É importante perceber que esse conceito não significa, necessariamente, que esse investidor precise se tornar, de fato, um milionário.
Em sua essência, essa rentabilidade que se alcançará nesse nível de vida servirá, na verdade, como um auxílio para que essa pessoa consiga manter o seu padrão de vida por um longo período de tempo, permitindo, assim, que se desfrute com maior intensidade da vida no decorrer dos anos.
Como conseguir a minha Independência Financeira?
O caminho para se atingir esse patamar de vida, na teoria, é bastante simples.
Para isso, é necessário que a pessoa invista em bons ativos, que apresentem bons fundamentos, e que, primordialmente, sejam focados no longo prazo.
Fazer investimentos aleatórios e, com isso, contar com a sorte, é mais uma atitude tomada por apostadores e por frequentadores de cassinos, de modo que, nos investimentos, esse não é o caminho mais aconselhável a se tomar para quem buscar se tornar independente em relação ao dinheiro.
Dito isso, vale mencionar que a execução desse plano de independência financeira não é tão simples, haja visto que a disciplina e a paciência são fatores que precisam estar presentes o tempo inteira nessa gigantesca caminhada de vários anos.
É possível atingir a Independência Financeira em 5 anos?
Sabemos que regras existem para serem quebradas, porém, a média de tempo para que uma pessoa atinja a sua independência financeira de maneira sólida e consistente gira em torno de 10 a 15 anos, isso com aportes mensais e consistentes e, é claro, com o auxílio da magia dos juros compostos.
É notável que existem diversas instituições que vendem o caminho para a conquista dessa meta em menores espaços de tempo, porém, apesar de ser possível, é muito importante saber que é uma jornada muito difícil de ser conquistada.
Diante de situações como essas, é importante que o investidor se atente que por trás dessas instituições que pregam esse tipo de anúncio, sempre existe uma empresa que possui funcionários que têm metas a cumprir e, nessa conjuntura, muitas inverdades podem ser ditas para se chegar ao fechamento de uma venda.
Como saber se alcancei a independência financeira?
Como dito anteriormente, no momento em que se perceber que os valores provenientes dos rendimentos das aplicações superam os gastos mensais, é bem provável que esse patamar financeiro tenha sido conquistado.
Entretanto, é muito importante frisar que o capital de uma pessoa, mesmo quando conquistas esse status de liberdade, deve continuar a ser aplicado nos investimentos que foram feitos no decorrer da vida.
Para que isso aconteça de maneira saudável, é necessário que se use apenas uma parte da rentabilidade dessas aplicações – de preferencia algo entre 40% e 50% desses rendimentos.
Isso deve ser feito de modo que o restante possa ser reaplicado a fim de que o efeito bola de neve financeira continue a ocorrer de maneira consistente ao longo do tempo, evitando-se, assim, que o patrimônio dessa pessoa seja gasto com o passar dos anos.
Conclusão
Pode-se perceber que esse estilo de vida objeto sonho de muitas pessoas é algo real e tangível de se alcançar, basta, para isso, bastante resiliência e força de vontade.
Vale destacar que, ao se atingir a independência financeira, é preciso que o investidor se mantenha focado, pois é muito tentador o estímulo externo para que se gaste o patrimônio que foi conquistado com bastante sacrifício durante toda uma vida para se financiar extravagancias desnecessárias.