A margem de lucro é um dos melhores indicadores de vantagem competitiva

Se existe uma métrica essencial que temos que entender muito bem, para que possamos definir os preços de vendas dos produtos ou serviços de uma empresa, essa métrica é a margem de lucro. Ela é o indicador norteador que vai nos informar quais produtos dentro de uma cadeia são os mais lucrativos para uma empresa.

Margem de lucro, por definição, é a porcentagem adicionada aos custos totais, de um produto ou serviço, formando o preço final da comercialização e definindo a porcentagem de lucro que a empresa terá em cima daquela venda.

Essa métrica está muito ligada à formação de preços, lucratividade e vantagens competitivas que uma empresa tem na venda de seus produtos.

Principal função da margem de lucro

A principal função da margem de lucro está na otimização das vendas de seus produtos ou serviços, pois através do seu calculo, é feito a inclusão dos custos envolvidos e o acréscimo sobre os custos na formação do preço final de venda. A margem de lucro é de vital importância para o sucesso das empresas, um empresário que não sabe suas margens não tem como estipular o preço de venda dos seus produtos e dessa forma não terá um guia para leva-lo até o lucro operacional.

Como calcular margem de lucro

Para calcular uma margem de lucro é bastante simples, primeiro calculemos a diferença entre o faturamento obtido com as vendas do produto ou serviços e os custos de execução de toda a cadeia de produção (a formula é: lucro bruto = receitas totais – custos dos produtos vendidos). Depois, calcularemos a margem de lucro bruto que será um valor percentual obtido da relação entre o lucro bruto e a receita total (a formula é: margem de lucro= lucro bruto / receitas totais).

Por exemplo, digamos que um empresário decidiu abrir um negócio de serviços de taxis e ele descobriu que uma viagem média da sua sede a um determinado ponto da cidade custa cerca de R$ 50,00, incluindo todos os custos com gasolina e funcionários. Então com esse número em mãos, esse empresário decidiu estipular um valor de cobrança de R$ 80,00 para realizar esse trajeto, o que resultaria em uma margem bruta de 37,5%.

Para chegarmos a essa porcentagem fizemos o seguinte: dividimos o lucro pela receita total e multiplicamos o resultado por 100. Para ajudar no aprendizado iremos discriminar as operações:

Receita total: R$ 80,00

Custos: R$ 50,00

Lucro: R$ 80,00 – 50,00 = R$ 30,00

Margem de lucro: R$ 30,00 / R$ 80,00 = 0,375 x 100 = 37,5%

A margem bruta dessa empresa, portanto, será de 37,5%. Esse é o valor que o empresário deverá fornecer a um investidor ou banco, quando for indagado sobre a sua lucratividade. Para esses financiadores, o tamanho do lucro propriamente dito não importa, pois eles estão interessados no grau de eficiência da empresa na hora de gerir os seus custos e na otimização dos preços de vendas.

Portanto da próxima vez que olhar o demonstrativo de resultados de uma empresa não procure dar muita ênfase para o crescimento propriamente dito dos lucros da mesma, ao invés disso, perceba se a margem de lucro da organização se expandiu ou retraiu. Esses números irão te dar um guia bastante importante sobre o grau de eficiência de uma empresa em comparação às outras concorrentes do seu setor.

 

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Tiago Reis
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2 comentários

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  • EMILIA BALMER 2 de junho de 2020
    MUITO ESCLARECEDOR PARA MINHA PROVA DO DO ENADEResponder
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