O que é receita líquida: saiba como calcular esse importante indicador

O que é receita líquida? Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que estão começando estudar estrutura e analises de balanços. Para compreender esse conceito de contabilidade é bastante simples e prático, nesse artigo iremos explicar e ensinar como calcular esse indicador.

Para entendermos o que é receita líquida devemos compreender que ela se trata da quantidade de dinheiro que uma empresa recebe durante um período específico, incluindo as deduções dos descontos das mercadorias devolvidas.

A receita líquida é uma linha que compõe o demonstrativo de resultados de uma companhia, uma importante ferramenta de análise que mostra a competência de uma empresa em realizar as suas vendas e gerir os seus custos.

O conceito de receita líquida

De modo simples, a receita líquida de vendas é a quantidade de dinheiro trazida pela empresa ao realizar as suas atividades, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços.

Ela é a linha de um demonstrativo que vem logo abaixo da receita bruta, onde não são inclusas as devoluções de vendas.

Para calcular esse indicador o contador encarregado da tarefa terá que incluir todas as vendas efetuadas em crédito ou a vista e contabiliza-las como receita, sobretudo aquelas que tenham sido efetivamente entregues aos clientes.

Antes de tudo, ao analisar a receita líquida é preciso sempre avaliar como andam as vendas a crédito da companhia que a auferiu.

Como método eficaz na análise do recebimento do que é devido a uma companhia, devemos verificar o demonstrativo de fluxo de caixa, balanço que revela a entrada de caixa em uma organização.

A receita líquida então é conhecida como a linha superior de uma DRE. Nos demonstrativos de resultados, as despesas são então deduzidas da receita para que possamos obter o lucro líquido, ou o resultado final de uma operação.

Dessa forma podemos dizer que o lucro líquido de um negócio é calculado como a receita menos todos os custos e despesas, incluindo os impostos.

Então, um empreendedor que deseja aumentar a lucratividade de seu negócio ele terá que trabalhar nesses dois componentes principais: receita e custos.

Receita operacional e não recorrente

A receita líquida de uma empresa pode ser subdividida em duas partes principais:

  • Receita operacional: é aquela oriunda das operações normais de vendas de produtos e serviços de uma companhia.
  • Receita não recorrente: é aquela de caráter não previsível que ocorre em eventos isolados. Por exemplo, a venda de um ativo importante da empresa, que acaba gerando uma receita inesperada e que não se repetirá com frequência.

Então, é por esse motivo que o investidor deve estar de olho não apenas no DRE de uma empresa, mas também no balanço patrimonial e no demonstrativo de fluxo de caixa do exercício, pois todos esses são componentes essenciais para a realização de uma análise fundamentalista apropriada.

Por fim, agora sabemos o que é receita líquida e como calculamos esse importante indicador, além de suas particularidades que podem afetar uma análise de resultados. Agora é essencial que você continue a estudar os conceitos que forjam a análise de balanços, pois esse conhecimento estará diretamente ligado aos resultados de seus investimentos futuros.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
1 comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Társila 20 de setembro de 2020
    Muito bom esse artigo, obrigada.Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI