Faturamento da Via Varejo : Veja o segredo de R$ 26 bilhões da Cia.

Você sabe qual foi o faturamento da Via Varejo em 2017?

Como Warren Buffet já ensinou, operação de varejo não é fácil.  Entretanto, o faturamento da Via Varejo em 2017 apresentou crescimento de 10,7% em relação a 2016, alcançando quase R$ 26 bilhões.

Além disso, as vendas nas mesmas lojas aumentaram 11,6% no ano contra ano e, ainda por cima, houve ganho no market share da Via Varejo.

Esse aumento na receita ocorreu devido ao efeito da redução da taxa básica de juros na economia, muito importante de ser compreendido.

 Origem do faturamento da Via Varejo

Faturamento da Via Varejo - Brasil
Via Varejo – Brasil

A Via Varejo é uma empresa que atua no mercado de varejo de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, telefonia e móveis.

A companhia atua através das bandeiras Casas Bahia e Ponto Frio, com 970 lojas físicas no Brasil, presença em aproximadamente 350 cidades e 20 estados.

E o quadro de funcionários da Via Varejo possui mais de 50 mil colaboradores.

Mas a Via Varejo também possui plataformas de e-commerce, cujas principais marcas são:

  • Pontofrio.com
  • Casasbahia.com
  • Extra.com.br

Faturamento da Via Varejo – Lojas físicas e online

Faturamento da Via Varejo - Lojas Físicas e Online
Via Varejo – Lojas Físicas e Online

A receita da Via Varejo nas lojas físicas em 2017 aumentou 11,5% na comparação com 2016.

Já a receita do 4º trimestre de 2017 teve um aumento mais expressivo, de 14,7%, em comparação ao último trimestre de 2016.

Assim, vale também destacar que o crescimento acentuado do segmento de lojas físicas foi fruto de três iniciativas da Via Varejo, que foram:

  1. MOVVE 1.0;
  2. Modelo Lojas Premium;
  3. Retira Rápido.

Entretanto, a operação de e-commerce apresentou um crescimento mais modesto.

Comparando com 2016, o faturamento de 2017 cresceu 7,1% no ano contra ano e 10,4% considerando apenas os resultados do quarto trimestre.

Por outro lado, quando consideramos apenas o volume vendido de mercadorias no canal online (GMV), excluindo serviços financeiros e vendas no atacado, o crescimento foi maior.

Faturamento da Via Varejo – Produtos e Serviços

Faturamento da Via Varejo - Produtos e Servicos
Via Varejo – Produtos e Servicos

Uma outra forma de detalhar a receita da Via Varejo é através da separação entre produtos e serviços.

Ou seja, além da empresa vender mercadorias, também existem receitas provenientes de outros serviços, especialmente serviços financeiros.

Quando somamos todas essas outras fontes de receita, chegamos a cifra de R$ 3,1 bilhões para 2017 e de R$ 2,7 em 2016. Portanto, houve crescimento de 14,3% na comparação anual.

Na comparação trimestral, o crescimento foi de 22,2% para o 4º trimestre.

Por fim, a participação dessas fontes de receita na receita total apresentou um aumento moderado, de 13,26% para 13,77%.

Conclusão sobre o Faturamento da Via Varejo

Faturamento da via varejo - marcas
Via Varejo – marcas

A Via Varejo é uma gigante do mercado de varejo brasileiro.

Possui relevância tanto em lojas físicas quanto em lojas online, sendo detentora de marcas muito reconhecidas pelos brasileiros.

A companhia expandiu o market share em 2017, tanto no segmento de lojas físicas quanto nos canais online.

Além disso, a integração com a Cnova está em andamento.

Assim, a empresa pretende melhorar a experiência dos clientes e ter uma maior assertividade na precificação e sortimento.

Por fim, vale também destacar que a operação Retira Rápido tornou a Via Varejo a primeira companhia do varejo brasileiro a permitir que o cliente compre no site e retire em qualquer loja em até 24 horas.

Contudo, é preciso cautela.

Embora o faturamento da Via Varejo tenha crescido a receita em 2017 com a retomada da economia e a redução da taxa de juros, entendemos que este é um setor difícil, que possui margens apertadas e altamente competitivo.

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Tiago Reis
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