Longo prazo: Entenda o significado e suas implicações nos investimentos
Investidores que se utilizam do longo prazo para investir geralmente obtém resultados melhores ao longo do tempo.
Contudo, por tratar de investimentos com duração prolongada, essa modalidade conta com um melhor gerenciamento do risco, visto que investidores de longo prazo compram valor e não preço.
O que é longo prazo?
Longo prazo é o período de tempo em que não há fatores fixos de produção, tendo como origem a palavra do latim longu, que significa, na tradução livre, “aquilo que tem muita longitude/comprimento ou cuja longitude supera a largura”.
Longo prazo economia
Na economia, o conceito de longo prazo é utilizado quando o período de tempo a ser aplicado não possui fatores de produção fixados.
Se tratando de investimentos, enquadra-se nesse panteão aplicações que perdurem por 2 anos ou mais.
Longo prazo significado para investidores
O conceito de longo prazo para os investimentos tem a mesma relação com os demais campos do conhecimento.
Para entendermos melhor, considere aplicarmos o nosso capital em renda variável e aguardarmos por um longo período de tempo para resgatar o montante. Ou simplesmente nunca mais resgatarmos o valor aplicado, somente o excedente dos rendimentos.
Os fatos mostram que, em períodos extensos, a probabilidade de que os rendimentos provenientes da renda variável ultrapassem a renda fixa é muito maior.
Isso pode ser observado no gráfico abaixo, onde são comparados os rendimentos da renda variável X renda fixa ao longo do tempo:
Linha grossa: fundo imobiliário representando renda variável; linha fina: CDI representando renda fixa.
A cultura do imediatismo
Passamos longos período de inflação galopante no nosso país. O período da hiperinflação deixa marcas nos nossos costumes até os dias atuais.
Então, quando paramos para conversar com o pessoal com mais idade sobre o tema, descobrimos que, na época, aplicava-se o conceito de overnight.
Contudo, isso significava que se ganhava dinheiro da noite para o dia, de forma rápida.
De fato, esse episódio fez com que o ato de se pensar em prazos maiores nos investimentos, durante muito tempo, se tornasse praticamente impossível.
Analogia da vida real
Vamos supor que você vai fazer uma viajem de São Paulo à Salvador, e você tem a opção de escolher entre dois meios de locomoção:
- Bicicleta
- Avião
Então, qual você escolheria?
A resposta parece óbvia, mas no cotidiano dos investimentos, essa resposta não é tão clara assim.
Nas primeiras horas da viagem mencionada acima, talvez um indivíduo se locomovendo com uma bicicleta sairia na frente, visto que não pegaria trânsito para ir até o aeroporto e não aguardaria minutos – ou até horas – na sala de embarque para entrar no avião.
Dessa forma, o mesmo acontece na vida real. O investimento a longo prazo, como no caso do avião, parece não render o esperado no primeiro momento.
Enfim, essa demora por visualizar resultados faz com que investidores iniciantes acabem optando por se aventurar na sedutora forma de investimento a curto prazo.
Conclusão
Em um determinado momento, o avião passará a bicicleta, e é aí que o investidor verá os seus rendimentos, que anteriormente eram miúdos, se tornarem o combustível para acelerar cada vez mais a rentabilidade das aplicações. Esse é o segredo do investimento a longo prazo.