Como investir no 2º turno?

Investir é algo importante.

Seja para a aposentadoria. Seja para garantir sua independência financeira.

Porém, em período eleitoral é comum eu receber a variação da pergunta “como investir na eleição? ”

E agora que vamos para o segundo turno, como eu sugiro investir?

Eu sugiro você ter uma estratégia que vai seguir sempre.

EBOOK INVESTINDO EM DIVIDENDOS

E a minha estratégia é investir em renda variável independente de quem ganhar.

Obviamente que não quero qualquer ativo: eu busco ativo que sobreviva em um cenário adverso e prospere caso um cenário positivo ocorra.

E obviamente, o ativo precisa ter algumas características para que isso ocorra.

Quais são as características?

  1. Margem Alta:

Empresas de margem estão mais distantes de operar no prejuízo em caso de uma situação adversa. Caso as vendas caiam, em geral, ainda operam com margem positiva e no lucro. E é difícil uma empresa lucrativa ter problemas financeiros.

Uma margem liquida superior a 10% já pode ser vista como interessante.

  1. Endividamento Baixo:

O endividamento elevado que leva as empresas a pedir recuperação judicial. Portanto, a melhor forma de se evitar empresas que possam vir a ter problemas é investir em empresas que possuem um endividamento baixo.

Endividamento baixo, como regra de bolso, são as empresas que possuem endividamento inferior a 100% do patrimônio liquido e menos de 3 vezes o EBITDA.

  1. Valuation atrativo:

A margem de segurança na aquisição de ativos ocorre quando você adquire ativos negociados abaixo do valor intrínseco, que é calculado através do valuation.

Além disso, o investidor deve ter uma carteira diversificada de ativos com essas características. Uma diversificação tanto em quantidade de ativos, como em classe de ativos.

Uma carteira com 15-20 ativos é mais do que suficiente para garantir uma saudável diversificação. Mais do que isso é exagero.

Além disso, é importante ter ativos de classes diferentes, tais como: empresas brasileiras consolidadas, small caps, fundos imobiliários e ações internacionais.

A ponderação em cada classe de ativos para cada investidor deve ser considerada de maneira individual. Cada investidor é diferente do outro.

Esta é uma estratégia que não funciona 100% dos meses, mas funciona no longo prazo.

Explico mais sobre o que busco em ativos geradores de renda no Guia Suno Dividendos.

Diariamente respondo dúvidas de investimento no Instagram, para seguir basta clicar aqui. É só fazer a pergunta na função Stories.

Amanhã, as 21:00 teremos o Suno Responde no nosso canal do Youtube. Hoje comemoramos mais de 40 mil seguidores no nosso canal do YouTube.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI