Biografia de Bernard Madoff
Quem é Bernard Madoff
O norte-americano Bernard Madoff é o criador e presidente da Bernard L. Madoff Investment Securities LLC, empresa de investimentos e negociação de ações fundada na década de 1960.
A empresa tornou-se uma das principais de Wall Street, tanto que, no final da década de 1980, Bernard Madoff já era responsável por mais de 5% do volume de negociações na Bolsa de Nova York.
Embora conquistasse bons retornos para seus clientes, em 2008 Bernard Madoff foi preso, acusado de fraude pelo FBI.
Ficou comprovado que o lucro dos clientes da Bernard L. Madoff Investment Securities LLC vinha do dinheiro de novos investidores para garantir o lucro de investidores antigos, num esquema conhecido como pirâmide financeira ou Ponzi.
Por meio dessa manobra de esquema em pirâmide, Madoff orquestrou uma fraude de quase US$ 65 bilhões ao longo de 20 anos, o que a classifica como uma das maiores realizadas por uma só pessoa na história dos Estados Unidos.
Trajetória de Bernard Madoff
Bernard Madoff nasceu em Nova York, nos Estados Unidos. É formado em ciência política pela Hofstra University.
Começou a carreira em 1960, quando criou uma pequena empresa para a negociação de ações.
A Bernard L. Madoff Investment Securities LLC só surgiu porque o sogro de Bernard lhe emprestou dinheiro e recomendou diversos de seus primeiros clientes.
A ascensão da empresa foi rápida – e Madoff tornou-se um dos investidores mais bem pagos de Wall Street.
Tido como visionário, em determinado ponto foi responsável por mais de 5% do volume de negociações na Bolsa de Nova York.
Aliás, sua empresa foi uma das cinco que impulsionou o desenvolvimento da NASDAQ.
Não se sabe ao certo quando começou a ser executado o sistema de fraude na Bernard L. Madoff Investment Securities LLC. Mas o estrago é um dos maiores já vistos nos Estados Unidos, controlados por uma só pessoa.
Entre os atingidos, estão entidades bancárias e filantrópicas e grupos de investimentos. Acredita-se que o valor exato da fraude tenha chegado a US$ 65 bilhões em mais de 20 anos.
Após ser comprovado que ele usava o dinheiro de novos investidores para garantir o lucro de investidores antigos, num esquema conhecido como pirâmide ou Ponzi, Bernard foi condenado a 150 anos de prisão.
A sentença foi proferida em 2009.
Como consequência de suas ações, um de seus filhos se suicidou, e a esposa de Bernard perdeu quase todos os bens.
Em 2017, como detento, Bernard Madoff criou um novo comércio dentro da prisão. Comprou todo o estoque de uma bebida direto das autoridades do local, e revendeu a um preço mais alto para os outros detentos.