O Banco Interamericano de Desenvolvimento e sua importância na região
O desenvolvimento social, econômico e institucional da América Latina e do Caribe é o foco principal do Banco Interamericano de Desenvolvimento. A instituição foi criada em 1959 para atuar como fonte de financiamento para ações e projetos que contribuam para os seus objetivos.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento atua em projetos de pesquisa, avaliações independentes e assessoria sobre políticas relacionadas às suas iniciativas. Assim, também oferece apoio técnico, empréstimos, doações e financiamentos aos países com ações que tenham a finalidade de reduzir a pobreza e a desigualdade.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento, ou BID, é um banco de fomento que fornece financiamentos para países da América Latina e Caribe. Ele tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico e social da região.
Sua sede fica em Washington, nos Estados Unidos, e financia projetos que envolvem desde a conservação do meio ambiente até a recuperação de rodovias e aeroportos de seus países membros.
Uma vez que seus objetivos focam no desenvolvimento, a instituição também atua na capacitação profissional da população. Dessa forma, ela oferece apoio financeiro e técnico a organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e governos dos países mutuários.
As ações executadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil já capacitaram mais de 220 mil trabalhadores em enfermagem e mais de 90 mil auxiliares. Além disso, Projetos socioambientais também ganharam o financiamento do BID, e os investimentos no país já ultrapassam os 100 bilhões há alguns anos.
Formado por 48 países, o banco conta com representações em todos os seus mutuários. Do total de países que fazem parte da instituição, 26 são latino-americanos e detentores de participação majoritária.
Ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento
Uma vez que a melhoria da qualidade de vida em âmbitos diversos está entre seus objetivos, a instituição destaca entre suas principais iniciativas:
- Políticas sociais de equidade
- Integração internacional competitiva
- Infraestrutura para competitividade
- Incentivo à sustentabilidade
- Proteção do meio ambiente
- Instituições para o bem-estar social
- Aumento de segurança alimentar
O incentivo ao combate da corrupção, a criação de redes de segurança para a população de baixa renda e a expansão de acesso a serviços de saúde e nutrição são algumas das ações do BID voltadas para o bem-estar e a igualdade social.
Uma vez que as iniciativas da instituição são voltadas para o crescimento social e a competitividade nos âmbitos regional e global, também se destacam o fortalecimento de PMEs entre suas ações.
Além disso, a modernização da justiça criminal, a implementação de acordos comerciais e a promoção de exportações e investimentos estrangeiros.
No que se refere às iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a proteção do meio ambiente estão alguns investimentos em meios de transporte sustentáveis. Portanto, a busca por combustíveis alternativos e energias renováveis também faz parte das ações do BID.
Além disso, ações para o desenvolvimento agrícola fazem parte do planejamento e das estratégias do banco.
Quais são os países de participação majoritária no BID
Os 26 países latino-americanos e do Caribe (que contam com representações e têm participação majoritária no Banco Interamericano de Desenvolvimento) são os seguintes:
- Argentina
- Bahamas
- Barbados
- Belize
- Bolívia
- Brasil
- Chile
- Colômbia
- Costa Rica
- Equador
- El Salvador
- Guatemala
- Guiana
- Haiti
- Honduras
- Jamaica
- México
- Nicarágua
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- República Dominicana
- Suriname
- Trinidad e Tobago
- Uruguai
- Venezuela
Os demais países que fazem parte do grupo do BID e não contam com participação majoritária. Por fim, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Israel, Itália, Japão, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Uma Assembleia de Governadores é realizada anualmente para tomar as principais decisões em relação às diferentes iniciativas do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Por isso, e buscando sempre a transparência, a lista de resoluções pode ser acessada no site da instituição.