Biografia de João Doria
Quem é João Doria
João Doria é o ex-prefeito da cidade de São Paulo e o atual governador do estado de São Paulo. O novo mandato de Doria começa em janeiro de 2019. Ele é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) desde 2001.
João Doria é também um empresário, criador e presidente do Grupo Doria. A empresa é composta por empresas de comunicação e marketing.
Entre os destaques do Grupo Doria está o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), composto por 1600 empresas nacionais e multinacionais, que representam mais de 50% do PIB brasileiro.
Trajetória de João Doria
João Agripino da Costa Doria Junior nasceu em dezembro de 1957, na cidade de São Paulo. Ele é filho de João Doria, publicitário responsável por criar o Dia dos Namorados nos Brasil e ex-deputado federal pelo estada da Bahia.
A origem da família Doria fez fortuna no período colonial – os membros eram políticos e senhores do engenho na região Nordeste.
Cassado no período da Ditadura Militar, João Doria viveu na França com os pais e o irmão.
Embora seja mais conhecido como gestor, Doria é formado em jornalismo e publicidade na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Entre as décadas de 1970 e 1980, trabalhou na extinta TV Tupi, Bandeirantes e foi diretor de comunicação da FAAP.
Foi editor de revistas impressas, colunista e apresentador de TV. Entre os programas estão: O Aprendiz e Show Business, exibidos pela Record TV, Rede TV, Band e a extinta Manchete.
Doria e a politica
João Doria começou a carreira na política muito antes de ser prefeito de São Paulo.
Em 1983, foi Secretário Municipal de Turismo e Presidente da Paulistur, enquanto Mário Covas atuou como prefeito da cidade de São Paulo.
Quando José Sarney se tornou presidente do Brasil, Doria assumiu o controle da Embratur e do Conselho Nacional de Turismo.
As campanhas que criou para promover o turismo no Brasil, na época, foram acusadas de incentivar o turismo sexual, devido a exploração da imagem da mulher.
Em 2001, filiou-se ao PSDB. Tornou-se opositor declarado do governo Lula em 2007, quando criou o movimento Cansei.
Assumiu a prefeitura de São Paulo em 2017, depois de vencer a eleição ainda no primeiro turno, com 53,29% dos votos.
Durante a campanha, repetiu a exaustão que não abandonaria a prefeitura para se candidatar ao governo do estado.
Mas em 2018 anunciou sua candidatura para a vaga de governador de São Paulo.
A campanha foi marcada por acusações de traição contra membros do PSDB, como Geraldo Alckmin, e tentativas de se aproximar do atual presidente eleito Jair Bolsonaro.
Outro escândalo foi um suposto vídeo de Doria participando de uma orgia com garotas de programa.
João Doria foi eleito após uma disputa acirrada contra Márcio França, do PSB. Conquistou 51,75% do eleitorado.
Na campanha de 2018, João Doria declarou que seu patrimônio pessoal era de mais de R$ 189 milhões – foi o candidato mais rico ao governo de São Paulo.