Market timing: descubra o que é e as principais vantagens desta estratégia

Você sabe o que é market timing?

Market timing é um tipo de estratégia comum para se investir em ações. Muitos fundos de investimento, por exemplo, utilizam esta estratégia.

Conceito de market timing

conceito de market timing

O conceito de market timing é o ato de tentar comprar ativos na baixa e vender na alta. Ele consiste em uma análise dos investidores com o objetivo de prever os passos do mercado e obter lucro com esta análise. Quando bem sucedida, esta uma estratégia que pode ser bastante lucrativa. No entanto, esta não é uma tarefa fácil.

Mesmo investidores profissionais, como gestores de fundos de investimentos em ações, podem errar em suas estratégias de market timing.

Tipicamente o market timing se utiliza do cenário de todo o mercado para prever as tendências. Ou seja, esta estratégia não costuma focar em um ativo específico, mas sim no movimento do mercado como um todo.

É possível acertar recorrentemente no market timing

Muitas pessoas discutem se o market timing é, na realidade, uma estratégia factível.

Segundo uma corrente do mercado financeiro, principalmente a corrente da hipótese do mercado eficiente, tentar prever os movimentos de curto prazo seria uma perda de tempo.

NOSSAS ASSINATURAS

Ainda, o market timing se choca de certa forma com outras grandes correntes do mercado, como a do buy and hold.

A corrente do buy and hold consiste na filosofia de comprar bons ativos que naturalmente, ao longo do tempo, irão se valorizar.

Além disso, esta corrente foca muito mais no estudo de empresas específicas do que na conjuntura do mercado como um todo.

Alguns investidores de sucesso, tais como Warren Buffett, utilizam as duas estratégias.

Buffett é conhecido por manter as suas ações durante um longo período de tempo. Muitas das ações que ele possui em carteira ele nunca vendeu, e afirma que também não pretende vender.

No entanto, pode-se afirmar que Buffett também pratica um pouco do market timing. Visto que a maior parte das suas compras de ações são feitos em momentos de crise.

Esses momentos são os melhores para comprar ações pois os ativos se tornam muito baratos. E, portanto, oferecem um retorno maior.

Buffett, por exemplo, foi bastante ativo na crise de 2008, adquirindo várias ações.

5 AMOSTRAS SUNO RESEARCH

Em momentos de otimismo, quando os preços estão caros, Warren Buffett prefere aguardar para comprar ativos.

Ou seja, pode-se concluir que mesclar as estratégias do buy and hold e do market timing pode ser uma boa forma de investir no mercado.

Além de Buffett, alguns outros investidores de sucesso utilizam dessas duas estratégias, tais como:

Vantagens e desvantagens do market timing

Existem vantagens e desvantagens de tentar bater o mercado com previsões de seus rumos futuros.

A principal vantagem, obviamente, é que, se bem sucedida, a estratégia pode trazer muitos lucros.

A maior desvantagem é que esta é uma tarefa que, além de árdua, pode ser algumas vezes frustrante.

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

Isto ocorre pois o mercado pode está sinalizando uma crise, e um investidor observar isso e se posicionar para lucrar com tal situação. No entanto, o estouro da crise pode não ocorrer em vários anos. Assim, o investidor deve estar muito seguro dessa estratégia para não abandonar as suas ideias se quiser lucrar com o market timing. Além de, obviamente, se certificar que a sua análise esta correta.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
1 comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Tadeu 13 de abril de 2020
    Bom dia, outra estratégia interessante seria comprar na mínima das últimas 52 semanas e vender na máxima das 52 semanas, minimizando assim o risco de grandes prejuízos.Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI