DAX-30: saiba mais sobre o principal índice da Bolsa de Valores de Frankfurt
Qualquer interessado em investir no exterior deve sempre acompanhar as bolsas de valores ao redor do mundo. Uma das principais é a Bolsa de Frankfurt, mais conhecida pelo seu principal índice — o DAX 30.
Devido a integração econômica dos países dentro da União Europeia, acompanhar o DAX-30 significa observar todo o mercado financeiro europeu — e não só o mercado alemão.
O que é o DAX-30?
O DAX 30 é um índice de ações que representa as 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt, na Alemanha. A economia alemã é quarta maior economia do mundo, bem como a maior economia da União Europeia, superando com certa folga as demais.
Por isso, O DAX-30 este é um índice de relevância enorme no que diz respeito à economia mundial, e principalmente em relação à economia europeia.
Por ser composto das 30 maiores empresas negociadas na bolsa de valores de Frankfurt, o DAX-30 pode ser comparado, de certa forma ao índice Dow Jones (DJIA). Logo, pode-se dizer que o DAX 30 é o índice Dow Jones da Alemanha.
Quais empresas fazem parte do DAX 30?
Os critérios para adicionar empresas ao índice DAX-30 são o valor de mercado de empresa e a liquidez de suas ações. Logo, quanto maior forem esses dois dados maiores serão as chances de uma empresa adentrar neste importante índice.
Algumas componentes do índice são multinacionais muito conhecidas, tais como:
- Adidas;
- Volwkswagen;
- Continental.
Outras empresas não são tão conhecidas no Brasil. Porém, são de grande importância na Alemanha e na Europa.
É o caso, por exemplo, do Deustche Bank, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Bem como é o caso do seu grande concorrente, o CommerzBank. Ambas as empresas possuem suas sedes em Frankfurt, na mesma cidade da Bolsa de Valores.
Como funciona o DAX-30?
Diversos fatores afetam o valor do DAX 30. Por ser um índice de importância global, acontecimentos como a redução do crescimento da economia mundial podem afetar o valor do índice.
Outros fatores como taxa de juros global, abertura de postos de trabalho e expectativa dos investidores também podem ser determinantes.
No longo prazo, no entanto, o fator mais importante é o lucro das empresas. Isto é, se o lucro das empresas seguirem crescentes, o índice tende a valorizar.
Qual seria o equivalente brasileiro do DAX 30?
No Brasil não há um grande índice que possa ser equiparado ao DAX-30. Porém, o que mais se aproxima é o IBrX 50. Este é um índice composto pelas 50 maiores empresas listadas em bolsa de valores no Brasil.
Mas diferente do DAX e do DJIA, porém, o índice brasileiro é bastante concentrado em empresas do setor de commiditties e do setor financeiro. Por isso, o investimento em índices no Brasil não costuma ser muito aconselhado.
Ao invés disso, o investidor pode realizar o chamado stock picking. Essa estratégia consiste em selecionar ações de boas empresas e que estejam sendo negociadas a preços baratos na bolsa de valores.
Logo, com a realização de um bom stock picking é possível superar o rendimento de índices como o próprio DAX 30. Essas ações, quando bem selecionadas, tendem a superar a média de rendimento do mercado. Se você precisa de ajuda para escolher ações para a sua carteira de investimentos, você pode contar com a ajuda da Suno Research para isto. Clique no link e saiba mais sobre o assunto.