Matriz BCG: entenda como funciona esse modelo de análise e gestão

Nem sempre os investidores estão familiarizados com ferramentas que podem auxiliá-los a escolher as melhores aplicações para si. Este é o caso da matriz BCG.

Mas mesmo sendo essencial para analisar uma empresa, a matriz BCG não é exatamente uma novidade, visto que ela foi criada na década de 70.

O que é a matriz BCG?

A matriz BCG é uma ferramenta de administração e gestão que analisa os produtos ou serviços ofertados por uma empresa. Trata-se de um gráfico de fácil entendimento, que possibilita a visualização dos produtos analisados.

O método foi desenvolvido pelo fundador do Boston Consulting Group, Bruce Henderson, por isso a sigla BCG.

Funções da matriz BCG

Matriz BCG

Do ponto de vista empresarial, a matriz BGC é utilizada como uma ferramenta para auxiliar a tomada de decisão dos empresários em relação aos seus produtos.

Entretanto, ela também pode ser utilizada por investidores para a tomada de decisão acerca de qual investimento é mais vantajoso.

Por meio dela, é possível analisar dois pontos principais:

  • A participação relativa do mercado
  • Taxa de crescimento do mercado;

Esta análise sempre é feita comparando a empresa analisada à sua principal concorrente no mercado.

Como funciona a matriz BCG?

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A matriz BGC é uma matriz 2×2. Isso quer dizer que, visualmente falando, ela é formada por um retângulo dividido em quatro partes.

Assim, tem-se duas colunas e suas linhas. Dentro de cada uma das células há uma ilustração, totalizando quatro imagens. Cada uma delas representa um aspecto diferente do ciclo de vida do produto.

São elas:

  • Ponto de interrogação;
  • Estrela;
  • Vaca leiteira; 
  • Abacaxi.

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1. Ponto de interrogação

Na área do ponto de interrogação devem ser inseridos os produtos que integram um mercado em expansão, ou seja, com grande taxa de crescimento.

Ainda que estes produtos não tenham grande participação no mercado e demandem altos investimentos, tais gastos tendem a ser compensados pelo ritmo de crescimento do mercado.

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2. Estrela

Na estrela estarão os produtos lideres do mercado, que já são um sucesso, mas ainda que demandem grandes investimentos.

3. Vaca leiteira

A vaca leiteira representa produtos que não demandam grandes investimentos, e que apresentam uma taxa de participação de mercado considerável.

A tendência, em médio e longo prazo, é que os produtos “estrela” se tornem “vacas leiteiras”.

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4. Abacaxi

O abacaxi, por sua vez, abrange os produtos que não apresentam crescimento aparente. Assim, têm baixa participação de mercado.

O ideal para as empresas é evitar manter produtos abacaxi em sua carteira, para evitar gastos desnecessários.

Exemplo de matriz BCG para investidores

Após compreender como funciona uma matriz BCG, o investidor pode aplicar esta ferramenta para fazer o planejamento estratégico das suas ações.

Afinal, ao analisar uma empresa desta forma, fica claro se vale a pena aplicar suas finanças nele ou não.

Além disso, é possível gerir melhor uma carteira de investimentos utilizando esta metodologia.

Para isso, basta substituir nos quadrantes da matriz BCG os “produtos” por “aplicações”.

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Esta análise segue a mesma lógica da aplicada nos produtos: analisar a taxa de crescimento da aplicação, bem como o seu desempenho no mercado.

Quando as aplicações se enquadrarem no quesito “abacaxi” será a hora de rever a significância delas em sua carteira. Afinal, ninguém quer perder dinheiro.

Outra dica é ler o Manual do Novo Investidor oferecido pela Suno Research, com pontos práticos para ajudar quem decidiu fazer o dinheiro trabalhar para si.

De qualquer modo, a matriz BCG pode ser um grande auxílio na hora de fazer esta análise.

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Tiago Reis
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