Biografia de Romeu Zema
Quem é Romeu Zema
Romeu Zema é um empresário, ex-presidente do conselho de administração do Grupo Zema, um das maiores redes de lojas de eletrodomésticos do Brasil. A companhia também tem negócios em outros setores, como moda e atuação no mercado financeiro.
Foi também eleito governador do Estado de Minas Gerais em 2018. Romeu Zema, concorreu no pleito filiado ao Partido Novo. Ele venceu no segundo turno, com 71,8% dos votos, derrotando Antônio Anastasia, do PSDB, ex-governador do estado.
Mesmo o candidato à presidência do Partido Novo sendo João Amoêdo, Zema declarou apoio, ainda no primeiro turno, ao então candidato Jair Bolsonaro, do PSL.
Zema é bisneto de Domingos Zema, que criou a rede de lojas que compõe o Grupo Zema.
Trajetória de Romeu Zema
Romeu Zema Neto é natural de Araxá, cidade de Minas Gerais localizada na região do Triângulo Mineiro, em 28 de outubro de 1964.
Zema é formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. A carreira foi toda construída no Grupo Zema, holding familiar fundada por Domingos Zema, seu bisavô. O empreendimento começou em 1929, como uma loja de peças, acessórios, lubrificantes e combustíveis chamada Casa Sport.
No início da década de 1990, Romeu Zema assumiu a presidência do Grupo Zema, que possui negócios nos ramos de eletrodomésticos, distribuidoras de gasolina, concessionárias e financeiras.
Sob sua gestão, a empresa da família cresceu exponencialmente e detém mais de 800 estabelecimentos distribuídos por dez estados do Brasil.
Quer saber como avaliar o valor de uma empresa? Faça o minicurso de valuation e precificação de ativos.
O executivo ficou no cargo por 26 anos, e deixou o conselho de administração em 2016. O Grupo Zema atua em cidades com população de cerca de 50 mil pessoas e fatura anualmente cerca de R$ 3 bilhões.
No final de 2018, foi noticiado que a empresa, que emprega mais de 5 mil pessoas, estava se desfazendo do braço responsável por distribuir combustível. O comprador é a francesa Total, que já atua no Brasil. O motivo do negócio é focar nas lojas de eletrodomésticos e na financeira. O valor da transação não foi informado.
Romeu Zema e a política
Romeu Zema foi filiado PR (Partido da República) por 18 anos – entre 2000 e 2018 – mas nunca concorreu a cargos de administração pública.
Sua primeira eleição foi a de 2018, quando se colocou como alternativa aos políticos que já eram conhecidos da população. No início era o azarão, mas terminou eleito com 71,8% dos votos para o posto de governador de Minas Gerais.
Foi também defensor de Jair Bolsonaro como presidente, embora o candidato do Partido Novo, o partido ao qual se elegeu, fosse o empresário João Amoêdo. Bolsonaro acabou eleito presidente no segundo turno, enquanto Amoêdo teve apenas 2,50% dos votos no primeiro turno, terminando em quinto lugar.
Zema é defensor da flexibilização do porte de armas e de privatizações. Uma das suas promessas de campanha foi colocar sua experiência de empreendedor, como esteve à frente das empresas da família, em favor do estado de Minas Gerais.
Ao Tribunal Eleitoral Regional, o empresário declarou ter patrimônio de R$ 69,7 milhões.
O grupo que Romeu Zema lidera é uma empresa familiar que atua em diversas áreas. Para saber mais sobre o que é uma holding familiar, vejo o artigo que a Suno preparou sobre o tema.