Biografia de Susanne Klatten
Quem é Susanne Klatten
Susanne Klatten é uma das principais acionistas da BMW, uma das maiores montadoras de automóveis e motocicletas do mundo, sendo que tem como um das principais características e ser voltada para o mercado de alto luxo do setor. Susanne tem quase 20% das ações da multinacional alemã.
Além da sua participação na BMW, Susanne Klatten é conhecida por sua atuação e influência na multinacional Atlana AG, além de possuir participação em negócios voltados para o setor de energia.
Susanne Klatten ainda é uma das pessoas mais ricas do mundo. Segundo a lista da Forbes 2019, a empresária tem uma fortuna estimada em US$ 21 bilhões. Montante que a coloca na 46ª posição do ranking.
Susanne tem sua carreira ligada diretamente a Atlana, empresa da qual possui todas as ações. Klatten ainda é conhecida por sua participação na BMW, montadora fundada por seu pai no início do século XX.
Mesmo sendo uma figura conhecida no setor empresarial, a executiva tem como característica ser uma pessoa discreta e de poucas aparições.
Trajetória de Susanne Klatten
Susanne Hanna Ursula Klatten nasceu no dia 28 de abril de 1962, na cidade de Bad Homburg, Alemanha.
Após encerrar o colegial, Susanne ingressou no curso de finanças empresariais. No campo acadêmico, ainda possui especialização em marketing e gestão pela Universidade de Buckingham. Além de um MBA em economia pelo International Institute for Management Development (IMD), localizado em Lausanne, Suíça.
No início dos anos 80, a executiva iniciou sua carreira profissional na Young & Rubicam, agência de publicidade e propaganda, em Frankfurt.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book e aprenda a investir no exterior.
A primeira experiência profissional de Susanne fora da Alemanha aconteceu quando ela se mudou para Londres, para trabalhar no Dresdner Bank. Também no período, a empresária teve sua carreira ligada ao banco Bankhaus Reuschel & Co. e à consultoria McKinsey.
As experiências profissionais de Susanne foram marcadas também pelo peso de seu sobrenome. Tanto que, muitas vezes, ela utilizou um sobrenome fictício.
Além disso, ao longo de sua carreira fora dos grupos da família, a empresária é conhecida por ter diversificado sua área de atuação, possuindo participações na Nordex AG, empresa de energia eólica, e na SGL Group, negócio voltado para produção de carbono e grafite.
Susanne Klatten e as empresas de sua família
Susanne voltou suas atividades ao grupo da família quando seu pai faleceu. Na ocasião, herdou 50,1% das ações da fabricante de produtos químicos e farmacêutica Altana.
Foi na empresa que ele teve maior destaque profissional, sendo a grande responsável pelo crescimento do grupo criado por seu avô. Sob sua gestão, a marca começou a ter alcance em escala mundial, além de estar na lista das 30 principais empresas listadas na bolsa de valores da Alemanha.
Em 2006, a frente farmacêutica foi vendida pelo valor de € 4,5 bilhão para a Nycomed. Na ocasião, Susanne seguiu como acionista majoritária do grupo. Em 2009, comprou quase todos os títulos da companhia.
Além de sua trajetória na Altana, a executiva também faz parte do grupo de gestão da BMW, multinacional alemã controlada por seu pai, Herbert Quandt, desde a década de 1950.
Susanne Klatten tem 19,20% das ações do grupo, enquanto seu irmão, Stefan Quandt, possui 23,7% dos títulos. Ambos ainda fazem parte do conselho de supervisão da multinacional. Para saber mais sobre a história de Stefan Quandt, veja o artigo da Suno a seu respeito.