Biografia de Azim Premji
Quem é Azim Premji
Azim Premji é o presidente do Wipro Limited, uma das líderes globais na indústria de software. O trabalho a frente do grupo rendeu a ele o apelido de Czar da Índia.
Azim Premji já apareceu duas vezes na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time, dos Estados Unidos.
É o segundo homem mais rico da Índia – a Forbes 2019 indica que Azim Premji tem fortuna de US$ 22,6 bilhões. O montante o coloca como a 36ª pessoa mais rica do mundo.
Com receita de US $ 8,4 bilhões, a Wipro está presente no Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde colabora com startups.
Ao longo de sua vida, Azim Premji já doou bilhões para a Azim Premji Foundation, sua fundação de caridade. É reconhecido como um dos maiores filantropos do mundo.
Trajetória de Azim Premji
Azim Hashim Premji é nascido em Bombaim, na Índia, em 24 de julho de 1945.
Antes de se tornar uma gigante da tecnologia, a atual Wipro era uma empresa que produzia óleo de cozinha e sabão em pó. O grupo foi criado por Muhammed Hashim Premji, pai de Azim.
Muhammed morreu em 1966 e com isso, Azim, que estudava engenharia na Universidade Stanford, deixou o curso e retornou à Índia para tocar a empresa familiar.
Sob o comando de Azim Premji, o grupo começou a diversificar o portfólio de produtos ofertados: gordura para a fabricação de pães, produtos para cuidados com bebês e cilindros hidráulicos, por exemplo, foram produzidos.
Já nos anos 1980, uma nova guinada ocorreu: o empresário aproveitou que a filial da IBM da Índia não estava mais em operação no país e começou a produzir computadores em parceria com a Sentinel Computer Corporation, dos Estados Unidos. Com esse novo foco, rebatizou a companhia criada por seu pai para Wipro.
Quer aproveitar oportunidades em outros países? Baixe o e-book que ensina a investir no exterior.
Em 2000, a empresa fez seu IPO na Bolsa de Valores de Nova York. No ano de 2002, foi a primeira companhia de tecnologia indiana a receber o selo ISO 14001. Além dos computadores, a Wipro também está presente no mercado de lâmpadas e energia limpa.
Por ano, a receita líquida média da Wipro é de US $ 8,4 bilhões e o número de funcionários é superior a 170 mil pessoas.
Os esforços de Azim Premji como gestor tem sido reconhecido ao longos das últimas décadas. Ele foi incluído, por exemplo, duas vezes na prestigiada lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time.
É também doutor honorário pelas instituições de ensino Manipal Academy of Higher Education, Universidade Wesleyan e Universidade de Mysore.
Em 2001, Premji fundou sua instituição filantrópica, a Azim Premji Foundation. No ano seguinte, doou US$ 2 bilhões para melhorar a educação na Índia. Em março de 2019, o empresário prometeu 34% das ações de sua companhia para a organização.
Azim Premji é o primeiro indiano a participar do The Giving Pledge – a fundação encabeçada que estimula ricos a doarem suas fortunas para caridade. Outro bilionário da indústria de software que participa da iniciativa é Bill Gates, da Microsoft. Para conhecer a história de Bill Gates, veja o artigo da Suno sobre ele.