ARPU: Índice que mede a receita média por usuário de uma empresa

Um dos segredos da administração de um negócio é o planejamento financeiro. Além disso, os gestores de uma empresa precisam de diversos indicadores para definir os rumos a serem tomados. Um dos índices usados é o ARPU.

Também conhecido como Average Revenue Per User, o ARPU é uma métrica da receita de um negócio.

O que é ARPU?

ARPU é um índice que calcula quanto cada um dos clientes de uma empresa gasta em um determinado tempo. Trata-se de uma ferramenta para que a administração de um negócio possa fazer análises e diagnósticos.

O significado de ARPU é Average Revenue Per User (em português, receita média por usuário). Esse índice costuma ser muito usado por empresas que oferecem serviços por assinatura, por exemplo.

Com o indicador, é possível ter uma ideia de vários aspectos de uma empresa. Por exemplo:

  • Mensurar o desempenho da venda de serviços para cada um dos clientes;
  • Apresentar a média de gastos dos clientes como informativo para investidores;
  • Comparar a venda de serviços e produtos.

Como calcular o ARPU

Para fazer o cálculo da Average Revenue Per User de uma empresa é preciso estabelecer qual período deseja ser estudado. Assim, é usada a receita média por usuário de uma empresa nesse período e dividida pela média de clientes.

Por exemplo, vamos supor que, durante um ano, a receita média de uma empresa foi de R$ 500 mil. E a média de clientes no período foi de 350 pessoas. O ARPU dessa empresa é de R$ 1.428 por cliente naquele ano.

Quer entender mais sobre as métricas de desempenho de um negócio? Faça o minicurso de contabilidade para investidores.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Quando uma empresa tem uma variação no número de clientes durante o período que se deseja calcular o ARPU, é preciso trabalhar com a média desse intervalo. Por exemplo, se no início de um mês o número de cliente era de 300, e no final era 400. A média de clientes do período é de 350 clientes.

O cálculo do Average Revenue Per User precisa ser feito com as médias de clientes e da receita. Assim, é possível conseguir medir o ARPU de qualquer período.

Para que serve o índice

O ARPU como indicador pode ser usado de diferentes formas por uma empresa. Assim como outros indicadores financeiros, pode servir apenas para controle de desempenho interno como índice de demonstraçao para investidores.

Por exemplo, uma empresa pode usar o índice para saber quais serviços ou produtos estão sendo mais consumidos pelos clientes. Esse uso é muito comum em empresas de assinatura de serviço como de telefonia e televisão a cabo.

Além disso, este medidor também pode oferecer dados para uma análise de desempenho. Isso porque para uma empresa o número de clientes pode não ser o principal termômetro. Um bom indicador é conseguir medir cada um desses clientes gasta em média.

Assim, com o ARPU uma empresa consegue saber quais são os serviços mais procurados e pode pensar em ações para aumentar esse índice. Uma das estratégias nesse sentido é fazer cada cliente adquirir mais serviços ou produtos. Assim, conseguem aumentar suas vendas e a receita bruta, por exemplo.

Muitas empresas usam uma série de indicadores similares ao ARPU. Há, por exemplo, o ARPPU que calcula a Receita Média por Usuário Pagante. Este indicador considera apenas os clientes que pagaram uma determinada conta, por exemplo.

Foi possível entender mais sobre ARPU? Escreva suas dúvidas nos comentários abaixo.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI