Poupança ou Tesouro Direto: qual o melhor investimento?

Poupança ou Tesouro Direto? Essa é uma dúvida que assola a cabeça de muitas pessoas que desejam aplicar os seus recursos financeiros.

No entanto, para saber qual é a melhor alternativa de investimento é preciso levar em consideração alguns fatores como por exemplo a taxa selic. Após realizar essa avaliação, decidir-se entre poupança ou tesouro direto poderá ficar mais fácil.

Poupança ou Tesouro Direto: o que é cada um?

Caderneta de Poupança é um tipo de investimento em conta poupança, normalmente distribuída por instituições financeiras, com rentabilidade pré-determinada. Já o Tesouro Direto são títulos da dívida pública oferecidas pelo governo. É importante entender cada um deles para saber escolher entre a Poupança ou Tesouro Direto?

A poupança sempre foi um dos investimentos mais comuns no Brasil. Porém, ela não é a opção mais rentável se considerarmos investimentos com risco igual ou menor que ela.

RENDA FIXA

Com a taxa de juros abaixo de 8,5% em 2019, a poupança rende em torno de 70% da Taxa Selic. Todavia, o Tesouro Selic com menos risco que a poupança, oferece 100% da Taxa Selic.

Quer aprender a investir no tesouro direto? Então faça o nosso minicurso de Tesouro Direto

A Poupança ou Tesouro Direto segue o DI?

CDI ou DI é um índice de mercado que normalmente segue o valor da Taxa Selic. Aplicações como o CDB por exemplo são amparadas pela taxa DI. E por essa razão, quando se opta por esse investimento é importante saber o valor do CDI Hoje.

No entanto, quando estamos falando de poupança e tesouro direto, nenhuma dessas duas aplicações segue o DI.

Ambos investimentos são amparados pela taxa SELIC. Diante disso, para saber em qual aplicação colocar o seu dinheiro, basta colocar o valor em um simulador de investimento, ou simulador de poupança e fazer o comparativo.

Contudo, é fácil perceber que o Tesouro é uma opção mais viável que a poupança. Existe inclusive o simulador tesouro direto, onde é possível realizar comparações entre os diversos títulos do tesouro disponíveis para compra.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Qual a opção de investimento mais recomendada?

Falar em melhor opção de investimento é algo realmente bastante delicado. Pois, essa decisão não envolve somente rentabilidade, mas também outros fatores como risco e liquidez.

Dessa maneira, pessoas que possuem um perfil mais conservador, acabam optando por mais liquidez, procurando correr menos risco. O tesouro direto pode ser, para essas pessoas, uma boa opção de investimento.

Já se o investidor possui um perfil um pouco mais arrojado, ou até mesmo moderado, investimentos em renda variável são mais indicadas. No entanto, é preciso levar em consideração também o prazo do investimento bem como o objetivo financeiro de cada um.

Sendo assim, para aplicações de curto prazo onde a pessoa possui um objetivo que necessitará do capital, em um prazo não muito longo, as aplicações em renda fixa podem ser as mais adequadas. Todavia, a poupança em ambos os casos é ainda o pior investimento a ser feito.

Gostou de saber um pouco mais sobre as diferenças entre Poupança ou Tesouro Direto? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

NEWSLETTER NOTICIAS

 

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI