Suno Artigos

Ações de primeira linha: entenda (com exemplos) o que são

ações de primeira linha

Você sabe o que são ações de primeira linha?

As ações de primeira linha estão entre as mais buscadas pelos investidores para compor a sua carteira de investimentos.

As ações de primeira linha são aquelas ações de grandes empresas e que possuem alto grau de liquidez. Também são conhecidas como blue chips. Além disso, esse termo também é utilizado para identificar as empresas mais seguras para o investidor aplicar o seu capital. Dessa forma, este tipo de ação é muito recomendado para o investidor iniciante.

Exemplos de ações de primeira linha

É possível citar alguns exemplos de ações de primeira linha, entre elas:

Como foi dito, além de serem de empresas grandes e consolidadas, essas companhias tipicamente garantem a segurança do capital investindo. Geralmente, as empresas de primeira linha são as líderes de market share do seu setor.

Assim elas costumam apresentar baixa volatilidade. Ou seja, os seus preços não variam tanto quanto os das ações de segunda linha. Por isso que este tipo de ativo costuma ser bastante recomendado para o investidor iniciante aplicar.

Afinal, o investidor iniciante ainda não está acostumado com a volatilidade inerente ao investimento em ações.

Vivo

A Vivo é uma empresa do setor de telefonia. Além disso, possui investimentos no setor de TV a cabo e internet.

A empresa é líder de market share no seu setor. E ainda apresenta também o maior índice de satisfação do cliente.

Com a recente aquisição da companhia GVT, a Vivo Telefônica se consolidou ainda mais como uma empresa de primeira linha no país.

IRB

O IRB é o Instituo Brasileiro de Resseguros.

A empresa também é líder de market share no seu setor e possui no seu quadro acionário grandes instituições financeiras do país, tais como o Bradesco e o Itaú.

Além disso, a empresa é a que apresenta a maior rentabilidade sobre o patrimônio líquido do seu setor. Isto confere à IRB a condição de ação premium.

A empresa abriu o seu capital na bolsa de valores em 2017 e, desde então, vem apresentando uma sólida performance.

Itaú

O Itaú, assim como as duas outras empresas citadas anteriormente, é o líder de market share do seu setor.

O banco se beneficia da baixa concorrência no setor bancário no país para apresentar grandes lucros e grandes dividendos.

A sua gestão apresenta uma grande capacidade de execução do planejamento estratégico. Até por isso o banco Itaú é a empresa com maior ROE do seu setor no Brasil, e está também entre os maiores do mundo.

Ações de segunda linha

As ações de segunda linha, por sua vez, são aquelas empresas com menor liquidez. Além disso costumam ser empresas menores.

Dessa forma, são empresas recomendadas para investidores que já possuem alguma experiência na bolsa de valores.

Essas empresas, por serem menores, podem apresentar um bom potencial de crescimento.

Portanto, é possível encontrar bons investimentos em ações de segunda linha. Sobretudo nas small caps. Quando bem selecionadas, inclusive, essas empresas costumam apresentar um potencial de valorização maior até do que as ações de primeira linha.

Sair da versão mobile