Agenda de resultados do segundo trimestre de 2020 (2T20)

A agenda de resultados do segundo trimestre de 2020 está sendo aguardada com ansiedade pela maior parte dos investidores. Não é à toa, afinal, os resultados reportados pelas companhias de capital aberto na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, antiga Bovespa) para os meses de abril, maio e junho deste ano mostrarão parte do impacto da pandemia do COVID-19 na economia.

Isso porque a apresentação dos números reportados pelas empresas, que segue a agenda de resultados do segundo trimestre de 2020, trarão informações sobre faturamento, custos, despesas e lucro (ou prejuízo) das companhias de capital aberto durante o período em que a quarentena foi mais intensa. Isto é, durante o 2T2020.

O que esperar dos resultados do segundo trimestre de 2020 (2T20)?

Há poucos meses atrás, o mercado projetava com bastante otimismo os resultados a serem apresentados pelas empresas de capital aberto conforme a agenda de resultados do segundo trimestre de 2020 das empresas da B3 (Bovespa). Contudo, a pandemia do novo coronavírus veio à tona de modo inesperado, adiando o otimismo e todas as expectativas criadas para a retomada do crescimento brasileiro para o próximo ano.

Já para este ano, e especialmente para o segundo trimestre de 2020, as expectativas e as novas projeções, infelizmente, não poderiam ser piores. Afinal, foi durante esse período que a maior parte das companhias teve queda de faturamento. Isto por conta do fechamento de estabelecimentos comerciais ou pela menor propensão de consumo dos clientes.

PLANILHA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

Por isso, a atenção dos investidores ficará para o real impacto que a quarentena teve nos diferentes setores da bolsa e para como as empresas conseguiram driblar esse cenário adverso e imprevisível. Seja, por exemplo, pela geração de receitas por fontes alternativas, pela captação de recursos junto ao mercado ou pela redução de custos fixos.

Projeções para os resultados do 2T2020 das empresas da B3 (Bovespa)

Conforme foi colocado, as projeções para os resultados do 2T 2020 não poderiam ser piores. Nesse sentido, e de maneira geral, espera-se uma queda acentuada de faturamento para a maior parte das companhias. Sendo que isso será refletido, obviamente, em lucros menores para algumas empresas e em amargos prejuízos para outras.

Ironicamente, contudo, o índice Bovespa (Ibovespa), que mede o desempenho médio e ponderado das maiores empresas da bolsa, teve o melhor trimestre desde 2003, acumulando uma valorização de cerca de 30% durante os meses de abril, maio e junho de 2020.

Como pode ser observado no gráfico abaixo, o índice saiu dos 73 mil pontos para atingir os 95 mil pontos no fim do segundo trimestre:

agenda-de-resultados-do-segundo-trimestre-de-2020-2t20

Apesar dessa recuperação dos pontos da bolsa no 2T2020, o mercado não deve observar sinais de recuperação nos balanços das empresas no 2T2020  em relação ao primeiro. Isso porque o mercado sempre antecipa a precificação dos eventos nas cotações.

É por isso que quando a quarentena sequer havia começado no Brasil, as cotações das ações já haviam despencado. Essa antecipação acontece por causa das tantas incertezas com relação à duração, ao impacto e à recuperação das empresas e da economia na pandemia.

Agora, com um cenário mais claro e previsível sobre a retomada da atividade econômica, sobretudo ao observar o fim da quarentena em outros países, o mercado de ações antecipa e precifica a reabertura e retomada da economia nos próximos meses.

Isso fez com que as cotações voltassem a subir, recuperando parte da queda amargada durante o primeiro trimestre do ano.

Projeções econômicas para o 2T2020

Como foi colocado, apesar da recuperação da bolsa no segundo trimestre, os resultados das empresas deve vir muito abaixo do que foi reportado nesse primeiro período do ano. Não é à toa que, de lá para cá, as projeções do PIB de 2020 pioraram tanto.

EBOOK MANUAL INVESTIDOR

Abaixo, a diferença das expectativas para o PIB (Produto Interno Bruto) divulgadas pelo Relatório Focus no final do primeiro e do segundo trimestre de 2020:

  • Queda de -0,48% (30 de março de 2020);
  • Queda de -6,54% (29 de junho de 2020).

Essa queda abrupta nas projeções para o PIB deste ano é mais uma prévia da piora que deve ser observada nos resultados do 2T20. Sendo que esse agravamento irá, sem dúvida, apagar os efeitos das reduções da Taxa Selic que aconteceram no trimestre, que foram:

  • De 3,75% a.a. para 3,00% a.a. (6 de Maio de 2020);
  • De 3,00% a.a para 2,25% a.a. (17 de Junho de 2020).

Por um lado, essas reduções amenizam as despesas financeiras com juros de dívidas das companhias. Por outro lado, impactam negativamente a remuneração do caixa investido em aplicações financeiras.

Apesar desses dois pontos contrapontos, a maioria das empresas ainda precisou recorrer à capital de terceiros para fazer frente às despesas durante o segundo trimestre. Por isso, mesmo com a queda da Selic, que influencia o juro das dívidas, a expectativa é de um aumento nas despesas com juros para as companhias da bolsa.

EBOOK GRATUITO ECONOMIA INVESTIDORES

Calendário de divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2020 (2T2020)

Após ter conhecimento de todas as informações expostas acima, investidores anseiam pelas datas da agenda dos resultados do 2T2020. Nesse sentido, destaca-se que a disponibilização dos demonstrativos e dos balanços patrimoniais se iniciará no dia 07 de julho e terminará no dia 14 de agosto.

Por fim, é possível verificar abaixo a lista, em ordem cronológica, o calendário de resultados do 2T2020 das empresas listadas na B3 (Bovespa).

Resultados do 2T20 a serem divulgados em Julho de 2020

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Resultados do 2T20 a serem divulgados em Agosto de 2020

EBOOK GRATUITO APOSENTADORIA

MINICURSO VALUATION

Fonte: B3 e site das empresas. As datas de divulgação dos resultados podem sofrer mudanças de acordo com a empresa.

Quer receber a agenda de resultados do segundo trimestre de 2020 em primeira mão e ficar atualizado sobre os principais balanços dos 2T20? Acesse nosso grupo do Telegram e receba conteúdos exclusivos e gratuitos no seu celular, com os resultados das empresas e as principais notícias do mercado.

NEWSLETTER NOTICIAS

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
10 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Bruno 8 de julho de 2020
    E Ambev?Responder
    • João 24 de julho de 2020
      30/07/2020Responder
  • Cícero 8 de julho de 2020
    E o PIB do 2T?Responder
  • Pedro 13 de julho de 2020
    Azul adiou para 13/08Responder
  • João 21 de julho de 2020
    30/07Responder
  • vitor reale 5 de agosto de 2020
    Belo trabalho em reunir todas essas informações!!!! Ajuda muito, super organizado parabens Muito obrigado Tiago e equipe!Responder
  • alessandro 7 de agosto de 2020
    varios erros ....amar3.....azul4...........datas erradas ...........no 1t foi varios erros.......atualizem...........Responder
  • Dani 9 de agosto de 2020
    mglu, eter enfim, nao vale mais de parametro... houve muitas mudanças e não atualizaram o artigo...Responder
  • tantofaz 10 de agosto de 2020
    EZTEC está errado...Responder
  • Victor 13 de agosto de 2020
    Poxa tudo errado as datas. EQTL, ENGI, prejudicando quem acompanhaResponder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI