O que é um Agente Autônomo de Investimentos e como ele atua no mercado?

Normalmente, ao iniciar sua jornada no mundo dos investimentos, todo investidor conta com o suporte de um profissional da sua corretora, para orientá-lo sobre como investir e mostrar o funcionamento do mercado financeiro em geral. É o agente autônomo de investimentos.

Responsável por fazer boa parte do mercado financeiro “funcionar” de fato, o agente autônomo de investimentos é uma figura importantíssima no contato com os clientes – tanto para atrai-los quanto para auxiliá-los a aplicar seu dinheiro da melhor forma possível.

O que é um Agente Autônomo de Investimentos (AAI)?

O Agente Autônomo de Investimentos, também conhecido pela sigla AAI, é o responsável por intermediar a distribuição de valores mobiliários entre os investidores e o mercado.

Também conhecido popularmente como corretor, o AAI é o profissional que a cuida da relação entre a parte ofertante (as corretoras de valores) e a parte demandante (clientes investidores). Sua atuação acontece, sobretudo, no atendimento e suporte de todas as operações que os clientes realizam.

PLANILHA DE CONTROLE DE INVESTIMENTOS

O que faz um Agente Autônomo de Investimentos?

O agente autônomo de investimentos representa a principal ligação entre o público investidor e o mercado financeiro. Por isso, esse tipo de profissional fica responsável por quase tudo relacionado aos investimentos de seus clientes – sendo, muitas vezes uma espécie de “assessor de investimentos” de quem ele atende.

Dentre as funções que um agente autônomo de investimentos desempenha, as mais comuns são:

Onde trabalha um Agente Autônomo de Investimentos?

Para poder atuar no mercado, o Agente Autônomo de Investimentos precisa ser credenciado junto a uma corretora de valores. Dessa forma, o agente trabalha representando uma corretora de valores. Por isso, o AAI “revenderá”, de certa, forma os produtos, serviços, e soluções da mesma para sua carteira de clientes.

O vínculo não é necessariamente empregatício – pois como o próprio nome diz, o AAI é um profissional autônomo.

EBOOK COMO ANALISAR UMA ACAO

Qual é o perfil necessário de um Agente Autônomo de Investimentos?

O trabalho dos agentes dependem, basicamente, da atração e atendimento aos clientes. Por isso, possuir habilidades comunicativas e uma boa rede de networking contam muito para o sucesso desse profissional.

Logo, além de um amplo conhecimento sobre o mercado financeiro, será um bom agente autônomo de investimentos aquele que tiver um perfil mais comercial e consultivo. Dessa forma, ele poderá construir bem sua carteira de clientes e atendê-los da melhor forma possível.

Quem pode atuar como Agente Autônomo de Investimentos?

A atividade de agente autônomo de investimento só pode ser exercida por pessoa física ou jurídica autorizada pela CVM. Para isso, o interessado precisa antes obter o certificado profissional da ANCORD (Associação Nacional das Corretoras de Valores, Câmbio e Mercadorias) para a função de AAI.

A certificação é feita após a aplicação de uma prova com temática sobre mercado financeiro. O candidato precisa acertar pelo menos 70% das 80 questões de múltipla escolha para ser aprovado. Ao contrário de outras certificações do mercado financeiro, não é exigida formação superior para obter a certificação da ANCORD.

Após isso, o agente autônomo de investimento precisa fechar um contrato com uma instituição que distribua valores mobiliários, para então começar a atuar no mercado.

NEWSLETTER NOTICIAS

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
8 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • André 13 de julho de 2019
    Um AAI pode investir seu próprio dinheiro livremente? ou há restrições como existem para os analistas que não podem aplicar nas mesmas coisas que recomendam?Responder
  • Carlos Sampaio 9 de agosto de 2019
    Pode investir seu dinheiro normalmente, desde que esse investimento não esteja alocado junto com investimento de clientes, pois poderá haver conflito de interesse.Responder
  • Mauricio 31 de agosto de 2019
    Preciso me vincular a apenas um assessor em cada corretora ?Responder
  • Iuri 3 de setembro de 2019
    Ao me certificar OBRIGATORIAMENTE tenho que me vincular a uma IF ou abrir um escritório como PF? Ou posso manter a certificação sem atuar?Responder
  • Francisco 12 de novembro de 2019
    Olá! Em média, quanto ganha esse profissional (AAI)?Responder
  • Kika 30 de janeiro de 2020
    Quais cursos existem para a formação de um AAI?Responder
    • Suno Research 31 de janeiro de 2020
      Sugiro procurar no Certifiquei.com.brResponder
  • Anderson Lima 29 de junho de 2020
    Qual o ganho médio de um AAI?Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI