Suno Artigos

Você sabe o que faz uma assembleia geral ordinária?

Assembléia Geral Ordinária

Assembléia Geral Ordinária

A lei das SA prevê uma série de normais que as empresas precisam cumprir. Sejam elas empresas de capital fechado ou aberto. Uma delas é a convocação de assembleia geral ordinária.

A assembleia geral ordinária também é conhecida pela sigla AGO.

A assembleia geral ordinária ocorre anualmente nos quatro meses seguintes ao término do exercício social. Seu objetivo é tomar decisões sobre a empresa após o ano de exercício seguindo os objetivos do artigo 132 da lei das SA. É composta pelos acionistas da empresa, que votam nas questões discutidas.

Segundo a lei, a assembleia geral ordinária deve:

  1. Tomar as contas dos administradores, examinar, discutir e votar as demonstrações financeiras;
  2. Deliberar sobre a destinação do lucro líquido do exercício e a distribuição de dividendos;
  3. Eleger os administradores e os membros do conselho fiscal, quando for o caso;
  4. Aprovar a correção da expressão monetária do capital social (artigo 167).

Outras decisões que precisem ser feitas em assembleia na empresa precisam da convocação de uma assembleia geral extraordinária.

Para a realização da assembleia geral ordinária os administradores da empresa devem apresentar em até um mês antes os seguintes documentos (junto com o local e hora em que os acionistas podem obtê-los):

Procedimentos da assembleia geral ordinária

Depois de convocada, a assembleia precisa seguir os procedimentos previstos no artigo 134 na lei das SA. Que prevê que caso haja o requerimento de qualquer acionista deve-se ler os documentos que serão analisados na assembleia e submetidos a votação.

A lei também prevê algumas obrigações:

Dessa forma, a assembleia geral ordinária é um mecanismo importante na gestão da empresa e na sua relação com seus acionistas.

Sair da versão mobile