B2C: saiba o que é e como funciona a venda Business to Consumer
No mundo dos negócios, existem vários tipos de transações e modelos de negócios diferentes. Entretanto, dentre todos eles, o mais comum e reconhecido de todos é o chamado B2C,
Entender bem o conceito de B2C é essencial para o empreendedor alcançar seus objetivos. a abreviação de “Business to Consumer”, que, em português, significa “da empresa para o consumidor”.
O que é B2C?
B2C é abreviação de business to consumer, traduzindo para o português, empresa para consumidor. O termo se refere ao modelo de negócios onde uma empresa vende um produto, serviço ou informação diretamente para o consumidor, sendo este uma pessoa física.
Como funciona o B2C?
Esta negociação envolve o público consumidor, e prima por satisfazer (e até antever) os desejos e as necessidades básicas do grande público.
Empresas que realizam tal transação focam no relacionamento com o cliente e em promoções e outras ações para conversão de vendas.
Um exemplo disso é uma loja física ou e-commerce que venda produtos ou serviços para a população em geral.
Características do B2C
Algumas das características deste negócio, além das já citadas, são as seguintes:
- Processo de compra simples e, em geral, curto;
- Decisão de compra do consumidor baseada em preço, desejo ou status;
- A decisão é tomada por um indivíduo (influenciado, ou não, por outros);
- O valor das vendas geralmente não é tão expressivo como no Business to Business ou B2B.
Exemplos de negócios B2C
Os exemplos de negócios B2C estão em todos os lugares ao nosso redor. Alguns deles são:
- Empresas de varejo: supermercados, lojas e comércios;
- Empresas de prestação de serviços diretos para pessoas físicas
- Pontos de alimentação: restaurantes e outros lugares de venda de refeições.
Qual a diferença do B2B para o B2C?
O B2B, (Business to Business, ou em português, “Empresa para Empresa”) é outra modalidade de operação comercial, que envolve a venda de uma empresa para outra.
Em geral, o B2B possui um público menor que o Business to Consumer. Entretanto, por outro lado, esse modelo de negócios envolve valores monetários mais elevados que o setor varejista.
No B2B a operação ocorre de forma mais prática, embora a conversão do negócio seja mais difícil devido às regras de compliance das empresas.
Outra característica do Business to Business é que a concorrência dos preços no mercado se apresenta em geral mais acentuada que no B2C, também em razão das políticas de compliance.
Para entender melhor como avaliar a qualidade de um negócio pelo seu modelo de vendas, baixe gratuitamente o nosso minicurso “Valuation e Precificação de Ativos” e saiba quais fatores analisar no business de uma empresa.
Como é feito o marketing B2C?
O marketing B2C difere daquele realizado nas trocas comerciais entre empresas. Uma vez que o Business to Consumer é voltado ao grande público, pessoas físicas, seu marketing também visa a satisfazê-las.
As estratégias de marketing deste negócio envolvem criar, segmentar, anunciar e vender para o seu público-alvo.
Dessa forma, elas são focadas, essencialmente, em comercializar produtos e serviços que façam parte do cotidiano das pessoas.
Logo, o marketing para o consumidor final se baseia em compras que ocorrem de forma mais emotiva.
É diferente da operação entre empresas em que elas se dão de forma mais racional.
Assim, pode-se dizer que a diferença do marketing B2C para o B2B seja, basicamente, o foco.
Portanto, no Business to Consumer, o marketing deve observar tendências e pesquisar hábitos de seus clientes, sem deixar de monitorar a concorrência.
Enfim, vimos que B2C é uma operação comercial entre uma empresa e as massas, enquanto B2B é uma operação comercial entre empresas. Cada uma dessas operações exige diferentes estratégias de venda.