Uma empresa possui diversos setores que precisam trabalhar juntos para garantir melhor eficiência. Nesse sentido é importante o diálogo entre o front Office e back Office de uma companhia.
Back Office é uma palavra em inglês que pode ser traduzida para o português como retaguarda de uma empresa.
O Back Office é o conjunto de departamentos dentro de uma empresa que não atuam diretamente com o público. Ou seja: são, em geral, departamentos da área administrativa da empresa.
São exemplos de back Office os departamentos de:
- recursos humanos
- informática
- logística
- financeiro
- jurídico
Ou seja, são áreas de serviços em geral indiretos dentro de uma companhia. Porém, nem por isso, de menor importância.
Dessa forma, o back Office se contrapõe ao front Office, que é composto pelas áreas que estão na “linha de frente” do negócio. Ou seja, que estão no core business e atuam diretamente com os clientes.
O tipo de trabalho que será realizado no back Office depende do setor de atuação da empresa. Mas, usemos como exemplo uma varejista para entender como a área pode funcionar e qual a sua importância.
O departamento de vendas seria o front Office da empresa, enquanto os departamentos de logística, de crédito e financiamento fariam parte do back Office.
Isso não significa que essas áreas sejam menos importantes dentro do negócio. Pelo contrário, as áreas de logística e financiamento são de extrema importância para o comércio varejista.
O consumidor irá escolher a empresa que tiver melhores condições de pagamento e entrega. Logo, a qualidade do serviço de retaguarda é fundamental para a venda. E assim, para o sucesso da empresa.
O back Office como protagonista
Por não estarem sob a visão direta dos clientes, muitas empresas acabam negligenciando a gestão das áreas de back Office. Mas isso se mostra um grande erro.
Dificuldades nesse setor atrapalham o andamento de toda a empresa. O back Office é o suporte para todo o negócio.
Aliás, sem ele não há um produto ou serviço final para o cliente. E, quanto mais eficiente, menor será o custo para a empresa em ter um bom produto ou serviço.
Pode-se dizer que a retaguarda de uma empresa pode até não ser a geradora de dinheiro. Porém, se for mal gerida, pode diminuir o lucro da empresa.
E em alguns casos o back Office é de fato o gerador de recursos dentro de uma companhia. É o caso, por exemplo, do e-commerce, em que não há ninguém junto ao cliente no momento da compra.
Nesse caso, o que irá gerar a compra do cliente são funções do back Office, como:
- o preço
- as condições de entrega
Assim, o setor é o protagonista da empresa e ter ou não uma boa gestão será decisivo para o sucesso.
Por fim, concluímos que o back Office é composto pelas áreas dentro da empresa que não possuem contato direto com o cliente. Mas a sua boa gestão representa uma diminuição de custos para o negócio e, assim, gera mais competitividade; o que pode ser decisivo para o sucesso.