Blockchain é o nome de uma tecnologia de informação relacionada à moeda virtual bitcoin.
O sistema da blockchain foi criado para criptomoedas, mas tem sido estudado para aplicações no mercado financeiro tradicional por empresas como a Cetip (B3).
O que é blockchain?
A blockchain, também chamado de “protocolo de confiança”, é uma tecnologia firmada a partir do conceito de descentralização como medida de segurança. Ela é tida como a principal inovação tecnológica do bitcoin, haja visto que é a evidência de todas as operações na rede.
O significado de blockchain em português é “corrente de blocos”, por causa da junção das palavras “bloco” (block) e “corrente” (chain).
O uso mais conhecido dessa tecnologia é na criptomoeda mais famosa do mercado, o bitcoin (BTC). Ela foi desenvolvida sobre o conceito criado por Satoshi Nakamoto. O sistema blockchain é a base da rede de compartilhamento das chamadas moedas virtuais.
Pode-se dizer que a origem da blockchain está ligada à origem do bitcoin. O projeto contribuiu também para que surgisse um banco de dados distribuído e as ditas altcoins (moedas alternativas ao bitcoin).
Nesse ambiente, a blockchain é utilizada para verificar as transações. Isso ocorre por meio dos chamados blocos, que são registros que armazenam detalhes e a identificação do processo de transferência das moedas digitais.
Por fim, as aplicações do registro de transferências foram além do envio de bitcoin e ganharam outras funções. O sistema é estudado por diversas instituições financeiras. Por exemplo, a tecnologia empregada em sistemas para registro de:
- Propriedade intelectual;
- Música;
- Ativo financeiro;
- Dinheiro;
- Contratos de propriedade.
Como funciona o sistema blockchain?
É através do sistema blockchain, as transações online das criptomoedas, como envio e recebimento, acontecem. Na prática, a rede funciona como livro de registro e busca garantir a confiabilidade do sistema aos seus usuários.
Isso porque o objetivo é fazer comprovação das transferências feitas através de uma rede. Por meio dela, é possível acessar informações como endereço e saldo do bloco. Esses dados são públicos e podem ser acessados por qualquer pessoa. O sistema esta organizado em várias bibliotecas públicas, espalhadas por milhares de computadores.
Quer ficar por dentro das novidades que mexem com o mercado? Se inscreva no WhatsApp da Suno.
A tecnologia blockchain é complexa na sua formação, pois é feita através de uma cadeia de blocos. Dessa forma, cria-se um livro de registro serve para demarcar o envio e recebimentos das moedas. Esse documento é compartilhado entre todos os participantes da rede, tornando uma fraude extremamente difícil de ocorrer.
Adicionalmente, para evitar irregularidades, cada transferência feita na rede utilizando a blockchain armazenada dentro de um bloco receberá uma camada grossa de criptografia. Dentre as características da blockchain estão:
- Sistema de fé pública para os registros, baseado em confiança e transparência;
- Sistema feito em código aberto, assim como bitcoin, passível de ser modificado;
- Segurança feita em criptografia, que requer a participação de outros computadores;
- Automatização, para que não existam erros como duplicidade ou conflitos na rede.
Como as criptomoedas funciona na rede blockchain?
Os responsáveis por criar os blocos e validar as transações são chamados de mineradores. E o sistema de bloco é unido por elos, chamados de hash. Cade hash unido formara a corrente de blocos, e a união da corrente formará a rede.
O trabalho de cada minerador consiste em calcular o hash, através de fórmulas matemáticas complexas. Quando há êxito nesse cálculo, as ligações entre blocos acontecem e o minerador é recompensado com um bitcoin. Por causa da complexidade matemática, o trabalho é desenvolvido mais rapidamente com uso computadores especializados.
Foi possível saber mais sobre o que é blockchain com este artigo? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.