O que é o bloqueio judicial de contas e como ele funciona?

O bloqueio judicial é uma situação que pode ser causada por um desequilíbrio nos gastos, que leva a dívidas. Dessa forma, uma boa educação financeira é essencial para manter o controle das finanças.

A cobrança usando um bloqueio judicial é uma das últimas alternativas para o pagamento de débitos atrasados.

O que é um bloqueio judicial?

O bloqueio judicial em uma conta corrente é uma situação de congelamento dos recursos nela depositados. Ele pode acontecer somente quando há a cobrança de uma dívida judicialmente. Isto é, o Banco Central só envia uma notificação para as instituições financeiras nas quais o devedor possui saldo após determinação de um juiz.

Os bloqueios judiciais são feitos usando um sistema chamado de BacenJud, que é totalmente gerido pelo Banco Central (Bacen). O ambiente virtual é resultado da parceria entre o Bacen e o Conselho Nacional de Justiça.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

As instituições financeiras recebem a ordem de bloqueio e precisam cumpri-la imediatamente. Por ser um sistema online, as organizações recebem a notificação rapidamente.

Assim, quem tem a conta corrente bloqueada fica impedido de fazer operações e transações com os valores que estão na instituição. As movimentações podem voltar ao normal só após nova decisão da Justiça liberando os montantes.

Como funciona o bloqueio judicial?

O bloqueio judicial de conta é um desdobramento possível da cobrança de uma dívida na Justiça. Isso porque, caso um débito não seja pago de forma espontânea, o credor pode ingressar com uma ação.

Desse modo, o juiz pode determinar a busca de valores em contas cadastradas no nome da pessoa que possui as obrigações não quitadas.

O sistema do Banco Central busca por saldo em todas as contas correntes cadastradas com o CPF ou CNPJ do devedor. Por meio do BacenJud, o bloqueio ou desbloqueio judicial da conta pode ocorrer em até um dia útil após a emissão da decisão judicial.

Mas, não são todas contas e valores que podem sofrer essa medida. A legislação estabelece uma série de condições para bloqueio de contas.

Quer controlar os gastos da sua família de forma mais efetiva? Baixe a planilha do orçamento familiar e tenha em mãos uma importante ferramenta.

PLANILHA ORCAMENTO FAMILIAR

Quais contas podem ser bloqueadas?

Algumas contas são impenhoráveis. Por isso, não podem sofrer ser submetidas a este tipo de congelamento. Entre elas, estão:

Além disso, em caso de bloqueio judicial para contas empresariais, há regras específicas. As contas detidas por pessoas jurídicas podem sofrer um bloqueio parcial.

Isto é, os valores para o pagamento de funcionários e manutenção da empresa não são bloqueados. Porém, outros recursos podem ficar impedidos de serem usados pelo negócio após esse tipo de medida.

Como desbloquear uma conta?

Há casos de contas que foram bloqueadas por engano. Esses erros já foram mais comuns nas instituições financeiras antes da criação do sistema integrado.

Mesmo assim, bloqueios podem acontecer, seja por engano ou não. Para resolver a situação, é obrigatório o auxílio de um advogado. É ele quem vai solicitar ao juiz a reversão da medida.

Uma das alternativas aceitas para desbloquear uma conta é a existência de um acordo entre os envolvidos. Outra possibilidade de reversão da situação ocorre após o pagamento total ou parcial dos débitos.

Foi possível saber mais sobre bloqueio judicial? Escreva suas dúvidas nos comentários a seguir.

NEWSLETTER NOTICIAS

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
325 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • Adriel da Silva de Souza 11 de junho de 2020
    como sabe se minha conta corrente itau continua bloqueada?Responder
  • santina 15 de junho de 2020
    tenho um processo judicial eu recebo o auxilio emergencial do governo o juis pode bloquiar minha contaResponder
    • Laerte da cruz 23 de junho de 2020
      Olá, o auxilio emergencial é impenhorável.Responder
  • janaina 15 de junho de 2020
    conta universitária pode sofrer bloqueio judicial???Responder
  • luciano 17 de junho de 2020
    e o auxílio do governo eles pode bloqueiaResponder
  • Roseli 17 de junho de 2020
    Olá bom dia. É possível uma conta pessoa jurídica - mei ser bloqueada por inadimplência de pessoa física?Responder
  • Marcelo Sacramento Garcia 17 de junho de 2020
    Bom dia! Minha conta foi bloqueada e o saldo que tinha já foi ate transferido para meu credor, porém o processo ainda não foi sanado porque o valor foi insuficiente. Caso tenha um depósito na minha conta, como a restituição do IRPF, ele pode ser bloqueado ou é preciso novo requerimento do juiz? Esse bloqueio é automático ou precisa da ação de algum funcionário do banco?Responder
  • Joaquim 17 de junho de 2020
    Bloqueio de bens sem ter condiçõesResponder
  • Valéria 19 de junho de 2020
    Boa noite! Estou devendo IPTU para prefeitura de BH. Não tenho condições de pagar, mas, tenho um dinheiro na poupança, que é uma reserva para meu sustento, enquanto estou desempregado. Eles podem bloquear minha conta?Responder
  • Lucas Bião 20 de junho de 2020
    Antes do bloqueio judicial da conta por dívida ,o devedor é intimado ou o bloqueio ocorre aleatoriamente ?Responder
  • CHARLES NV 23 de junho de 2020
    O valor total da ação trabalhista foi bloqueado, por partes, e já transferido para uma conta judicial. As restrições em meu nome e outros são baixadas automaticamente? Obrigado antecipadamente.Responder
    • Laerte da cruz 23 de junho de 2020
      Olá, depois que for pago o crédito ao autor, o juiz deverá determinar a baixa. Porém, deve-se ficar atento porque pode haver outras dívidas, como despesas do processo etc. Por enquanto foi só transferido para conta judicial, seria interessante solicitar, através de advogado, que seja dada ciência ao credor para que ele solicite a liberação do valor penhroado.Responder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI