C2C: entenda o que é o modelo de negócio Consumer to Consumer

As relações de vendas envolvem pelo menos dois lados. Alguém que compre e outro que vende. Porém, hoje em dia, uma dos modelos que mais crescem é o C2C, onde as duas partes são consumidores comuns.

Também conhecido como consumer to consumer, o C2C é um modelo de negócio onde a empresa é apenas uma intermediária entre duas pessoas que querem comprar e vender.

O que é o C2C (Consumer to Consumer)?

O modelo de negócios C2C é aquele onde a operação de compra e venda envolve apenas dois consumidores. Ou seja, a venda é feita de um consumidor final para outro. Logo, nesse caso, a empresa que desenvolve o negócio realiza apenas o intermédio desta transação.

Os primeiros exemplos de negócios C2C apareceram com os classificados. Em seguida, com a popularização da internet, o modelo passou a ser uma referência de negócios online. Isso porque através de plataformas onlines houve maior interação entre as partes.

Logo, empresas como eBay, Mercado Livre e OLX, por exemplo, são classificadas como C2C. Por se tratarem apenas de plataformas de anúncios, estas empresas são conhecidas como intermediárias, cobrando uma comissão para isso.

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Vantagens do modelo de negócios C2C

Devido as características dos negócios C2C, esse tipo de modelo proporciona uma série de vantagens, como:

  • Redução de custos com pessoal;
  • Maior número de ofertas;
  • Negociação direta com o vendedor;
  • Redução dos custos com publicidade.

Além disso, como grande partes das vendas são feitas pela internet, vendedores podem alcançar clientes de outros estados e países. A flexibilidade do modelo consumer to consumer permite que qualquer pessoa venda ou compra.

Outros modelos de negócios

C2C

Além do C2C, há pelo menos outros quatro modelos de negócios:

  1. B2C: O termo significa Business to Customer, isto é comércio entre uma empresa e um cliente. É o modelo mais comum de negócio.
  2. B2B: É quando uma empresa vende para uma outra empresa. O termo se refere a Business to Business. Por exemplo, uma empresa de transporte que vende um serviço para outra empresa.
  3. B2G: O termo se refere quando uma empresa vende algo para o Governo. A sigla significa Business to Government, e se refere aos negócios que envolvam serviços ou contratos prestados para órgãos públicos.
  4. G2P: Significa Government to Public, se refere quando o governo vende algo para os cidadãos.
  5. G2G: Significa Government to Government, que é quando o governo vende bens ou algum serviço para outras instituições públicas ou outros governos. O G2G pode se referir a uma relação não só de venda. Por exemplo, quando o governo federal compartilha algo com outros Estados ou Municípios está numa relação G2G.

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Crescimento no modelo C2C

Basicamente, o que move as vendas em um negócio que usa o modelo consumidor para consumidor são as facilidades do modelo.

Ou seja, um dos fatores que faz o crescimento do modelo é a facilidade de se fechar um negócio. Além disso, o setor oferece uma série de oportunidades.

O modelo é rentável para quem têm algo para vender e quem procura um bem ou serviço a preços baixos. Além disso, as baixas tarifas cobradas pelas plataformas intermediárias aumentam a margem de lucro.

Outro ponto positivo do modelo C2C é a variedade de vendedores, que torna os preços mais atrativos para quem compra. Para entender como avaliar o modelo de negócio de uma empresa, acesse gratuitamente nosso minicurso Valuation e Precificação de Ativos e saiba tudo sobre como analisar a qualidade de um negócio.

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Tiago Reis
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