O que é cadastro positivo? Conheça as vantagens do nome limpo
O cadastro positivo é uma sistema projetado para dar opções de crédito com juros menores para pessoas com as finanças pessoais sob controle.
No Brasil, o cadastro positivo existe desde 2011, inicialmente com adesão voluntária. A inclusão nele passou a ser automática em 2019.
O que é cadastro positivo?
O cadastro positivo funciona como uma ficha com informações do histórico financeiro das pessoas. Ou seja, as empresas que fazem a liberação de crédito conseguem saber se determinada pessoas está pagando ou não suas dívidas em dia.
A diferença do cadastro positivo é que não aparece apenas se uma pessoa está com débitos em atraso. Quando é feita a consulta do CPF, é possível saber também sobre as dívidas que já foram quitadas no prazo correto.
Assim, as empresas conseguem ter uma avaliação mais profunda sobre o grau de risco de inadimplência que cada pessoa oferece. Com isso, conseguem oferecer opções de crédito de acordo com cada perfil.
Para que serve o cadastro?
Muitas instituições financeiras não possuem uma base de dados grande sobre inadimplência. Por isso, recorrem a informações de empresas especializadas neste tipo de informação, os bureaus de crédito. Entre os mais conhecidos estão:
- Serasa Experian
- SPC Brasil
- Boa Vista SCPC
Elas recebem informações de empresas que concedem crédito e geram uma nota individual chamada score de crédito. Ou seja, uma pontuação que mede a confiança que o mercado crédito possui na capacidade de um consumidor honrar seus débitos.
Quer controlar melhor suas finanças pessoais? Baixe e planilha do orçamento familiar e tenha uma ferramenta útil para gerenciar o dinheiro da sua família.
Ocorre que sem o cadastro positivo, os bureaus de crédito registravam apenas débitos pendentes. Assim, não havia informações sobre bons pagadores, uma vez que só os maus tinham registro nos bancos de dados.
Dessa forma, o cadastro positivo permite que fintechs, pequenas cooperativas de crédito tenham condições de ter mais informações sobre o perfil de inadimplência de consumidores que não foram negativados. Conforme as pequenas instituições tem mais facilidade para aprovação de empréstimos e financiamentos, há estímulo à competição no setor.
Como foi criado o cadastro positivo
O Brasil foi o último país do G20 a criar e aprovar um cadastro positivo. Nos Estado Unidos, após a implantação do registro dobrou o número de pessoas que tiveram acesso ao crédito.
O cadastro positivo no Brasil foi criado em 2011 e se tornou operacional em 2013. Até 2019, a inclusão dos nomes nesse registro dependiam de manifestação de interesse dos próprios consumidores. A partir desse ano, passou a ser automática, sendo necessário aos que não desejam estar nele pedir sua exclusão.
De acordo com o Serasa Experian, um bureau de crédito dos que fazem esse tipo de cadastro, a inclusão automática pode injetar de 1,3 trilhão de reais na economia com a liberação de empréstimos.
Isso porque, segundo estimativa da empresa, 114 milhões de brasileiros têm condições para conseguir crédito no mercado com melhores taxas de juros.
Além de Brasil e Estados Unidos, registros de bons pagadores similares ao cadastro positivo são encontrados em países como:
- Coreia do Sul
- China
- Alemanha
- Inglaterra
- África do Sul
- México
- Chile
- Japão
Conseguiu entender mais sobre o cadastro positivo? Caso tenham restado dúvidas, escreva-as nos comentários abaixo