Call de fechamento: como funcionam os últimos minutos de pregão na bolsa?
Além de dominar conhecimentos sobre economia, finanças e investimentos, quem quiser ter sucesso no mercado de ações também precisa entender como ocorre o próprio funcionamento da bolsa de valores. Alguns momentos durante o pregão podem ser cruciais para comprar ou vender determinado ativo – e, por isso, o investidor deve saber como proceder em cada situação. Esse é caso, por exemplo, do call de fechamento.
Por encerrar as negociações do dia, o call de fechamento concentra um alto volume de operações – sendo assim um dos momentos mais decisivos em um dia de pregão na bolsa de valores.
O que é call de fechamento?
O call de fechamento são minutos finais de um dia de negociação na bolsa de valores, a B3. Também conhecido como leilão de encerramento, ele acontece durante os últimos cinco minutos que antecedem o término do pregão. Logo, o horário do call de fechamento vai das 16h55 até às 17h00 durante a maior parte do ano.
Durante esse período, a negociação no pregão entra em um modo especial, ocorrendo sobre a forma de leilão. Porém, diferente do leilão de pré-abertura, o call de fechamento possui tempo de duração limitado e só permite a participação de determinados papéis.
Qual o objetivo do call de fechamento?
O call de fechamento acontece para determinar o preço de ajuste dos contratos no término do pregão, de acordo com mesmas regras utilizadas para o fixing no Sistema Eletrônico de Negociação. Dessa forma, o fechamento de preços do dia é processado com mais transparência.
Logo, com o call de fechamento, as últimas negociações de determinados ativos naquele dia aconteçam de forma mais justa, permitindo que todos os investidores acompanhem e participem do fechamento do papel.
Quais papéis fazem parte do call de fechamento?
As regras para participar do call de fechamento são semelhantes com o que acontece durante a negociação no after market. Ou seja, só fazem parte do call de fechamento ativos que façam parte das carteiras teóricas dos índices da B3 – como o Ibovespa, por exemplo.
Além disso, também entram no call de fechamento algumas séries de opções apresentam maior liquidez de negociação, conforme for divulgado pela própria Bolsa.
Porém, em alguns casos a própria bolsa pode determinar a entrada de uma ação em particular para participar do call de fechamento do dia. Mas para que essa exceção aconteça, a bolsa deve informar ao mercado inclusão desse ativo no call de fechamento pelo menos 30 minutos antes dele começar.
Como funciona a negociação durante o call de fechamento?
As operações no call de fechamento funcionam da mesma forma que as negociações normais durante o pregão. Ou seja, o processo de fechamento de negócios ocorre de acordo com o cruzamento das ofertas de compra e venda que são registradas. São respeitados a prioridade de preço (maior preço na compra, e menor preço na venda têm prioridade) e ordem cronológica de registro.
Segundo a própria B3, estima-se que a bolsa chega a negociar de 5% a 10% do seu volume diário apenas nos cinco minutos do call de fechamento. Uma das explicações para isso diz respeito a um tipo de ordem de compra e venda muito comum no mercado, onde o investidor opta por negociar determinados ativos no preço de fechamento (oferta MOC – Market on Close), ou a um percentual do volume total negociado no dia do ativo.
Como o preço de fechamento e o volume total do dia ainda só são definidos quando o pregão termina, esse tipo de transação só é realizada no final do dia, durante o call de fechamento.