Nem sempre os empreendedores entendem conceitos de contabilidade, como capex e opex, para tocarem seus negócios da melhor forma possível.
Há casos em que nem ao menos os conceitos de lucro bruto e lucro líquido está claro para estes micro e pequenos empresários, quem dirá de capex e opex. Algo que faz falta no crescimento e desenvolvimento do empreendimento.
O que são capex e opex?
Capex e opex são siglas para “Capital Expenditure” e “Operational Expenditure”, conceitos financeiros e administrativos que impactam diretamente as empresas, independente do seu porte e atividade fim. Porém, cada um tem um significado e uma aplicação específicos.
Apesar da sua importância, nem sempre estes conceitos e suas aplicações são de conhecimento dos empreendedores ou gestores de um negócio.
O que é capex?
O significado de capex em português é despesas de capital, em tradução livre. Ele representa os valores utilizados por uma empresa com bens de capital. Ou seja, com máquinas, equipamentos e instalações utilizados na produção de outros bens.
Esses valores existem em qualquer companhia e precisam ser mensurados corretamente.
Inclusive em processos de expansão dos negócios, como aquisição de novos veículos para a frota da empresa ou mesmo de novos maquinários para otimizar processos reduzindo custos.
Com isso, o esperado é que esta alocação de recursos gere novas riquezas e ganhos para o negócio, funcionando como um investimento, que pode ser revisto quando necessário.
O que é opex?
O significado de opex em português, por sua vez, é despesas operacionais. Este se refere aos custos de um negócio para a manutenção da sua produção.
Isso inclui gastos com atualização de softwares, com manutenção de maquinário e mão-de-obra, por exemplo. Estes podem ser divididos em dois tipos de custos de produção: diretos e indiretos.
Vale lembrar que as despesas com serviços ou operações gozam de incidência de impostos. O que precisa entrar na conta para não resultar em prejuízo.
Diferença de capex para opex
A principal diferença entre capex e opex está no fato de as despesas com opex serem contínuas e variáveis, enquanto as com capex costumam ocorrer quando há algum projeto específico a ser implementado.
Isso inclui a compra de um novo imóvel para ampliação da fábrica ou mesmo a abertura de uma filial.
Já tópicos como folha de pagamento, contas de água e energia elétrica costumam ser constantes, chegando todos os meses e nem sempre com o mesmo valor.
Por isso, é bastante comum que as empresas foquem seus recursos em opex, deixando os investimentos em despesas de capital apenas quando pretendem mudar a área de negócios ou expandi-los.
Assim, investe-se menos em possíveis ganhos de capital e mais na manutenção daquele já existente.
Como calcular opex e capex?
Os cálculos referentes a capex e opex costumam ficar a cargo dos contadores de cada empresa, que possuem o conhecimento específico para isso. Mas todo empreendedor deve compreender como estas contas funcionam.
Para calcular o opex de uma empresa é preciso somar as despesas operacionais do período que se deseja analisar.
Estas informações são encontradas no Balanço Patrimonial da empresa, no seu demonstrativo de fluxo de caixa e também na DRE (Demonstração do Resultado do Exercício).
Já o capex, por geralmente demandar a execução de um projeto, é encontrado nos gastos que envolveram esta implantação, presentes no Demonstrativo do Fluxo de caixa (DFC).
Este e outros conceitos contábeis são explicados no curso da Suno Research de Contabilidade para Investidores.
Foi possível saber mais sobre capex e opex? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.