Mesmo não sendo um termo muito conhecido no mercado brasileiro, ser uma cash cow representa um nível de sucesso que muitas empresas desejam ter.
E não somente as empresas, já que uma cash cow também desperta o interesse de investidores, que anseiam pela oportunidade de viver de dividendos e rendimentos.
O que é uma empresa cash cow?
Cash cow é um termo em inglês que, traduzido, significa vaca de dinheiro. Essa expressão representa um produto ou serviço que gera altos retornos financeiros, e que, ao mesmo tempo não precisa de grandes aportes financeiros para a sua manutenção.
Em geral, esse produto ou serviço é tão significativo financeiramente que se torna capaz de dar o suporte e sustentar, de certa forma, às demais atividades da empresa.
No Brasil, a expressão cash cow seria o equivalente ao popular “galinha dos ovos de ouro”. Ou seja, seria um negócio tão bom, que gera tanto caixa e que tem uma posição tão consolidada no mercado que ele praticamente ganha dinheiro por si mesmo.
Cash cow e a matriz BGC
A cash cow também pode ser chamada de “vaca leiteira”. Esta, inclusive, é a sua representação na matriz BGC.
A Matriz BCG é uma ferramenta criada para auxiliar o gerenciamento dos produtos oferecidos pela empresa.
Ela apresenta quatro quadrantes, cada um com uma simbologia diferente:
- Estrela;
- Vaca leiteira;
- Interrogação;
- Abacaxi.
Nesse caso, a vaca leiteira representa um produto ou serviço que já está consolidado no mercado.
Este, entretanto, chegou no seu limite, com redução no crescimento, apesar da alta participação no mercado. Assim, ele não demanda novos investimentos, sendo necessário apenas mantê-lo funcionando como está.
Quando trazemos esta analogia para uma empresa em si, temos um empreendimento que não demanda grandes investimentos e apresenta um ótimo resultado.
Logo, devido a esses aspectos, dificilmente uma cash cow será uma empresa jovem. Isto porque este resultado demanda tempo de maturação do negócio.
Exemplos de cash cow no mercado
É possível encontrar no mercado uma série de exemplos de cash cow, com empresas com produtos que praticamente se vendem sozinhos.
É o caso da Cola-Cola. A empresa, de mesmo nome, precisa de pouco investimento em seu principal produto. Afinal, se trata de um refrigerante altamente consumido, com marca conhecida por todos e de aceitação quase universal.
Tanto que, publicitariamente falando, as demais empresas que oferecem produtos similares disputam o segundo lugar no mercado.
Encontramos ainda o já famoso iPhone, que não precisa investir rios de dinheiro para ser conhecido e se vender.
Por ser um produto muito bem consolidado dentro do mercado de smartphones, os próprios consumidores referendam a marca e a divulgam gratuitamente.
Como investir e ganhar dinheiro com uma cash cow?
Ao possuir produtos altamente rentáveis e consolidados no mercado, a empresa se torna uma cash cow company.
Desta forma, não é preciso angariar novos investimentos. Basta realocar os lucros obtidos com o seu principal produto para as demais atividades do negócio.
Este é o motivo de este ser o objetivo de grande parte das empresas.
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Nem todo empreendimento se torna uma cash cow, mas ainda assim as possibilidades de lucro acima da média são mensuráveis.
Afinal, consolidar um produto ao ponto dele se tornar um cash cow é um grande desafio.