Cheque nominal: entenda o que é e seu funcionamento
O que é cheque nominal?
Cheque nominal é um instrumento financeiro utilizado para transações de valores entre um emissor e recebedor.
O seu diferencial está no fato de que apenas a pessoa nomeada no documento pode fazer o saque ou o depósito em sua conta. Algo útil para evitar roubos e fraudes no cheque nominal.
Para que outra pessoa consiga receber este cheque, é preciso que o nomeado nele insira em seu verso o nome do beneficiado, bem como o número do seu CPF, mesmo que seja após o preenchimento de cheque.
Porém, esta exigência pode variar de banco para banco.
Nem todo cheque precisa ter o nome do beneficiário assinalado no campo correspondente, como descobrimos quando aprendemos como preencher cheque.
Entretanto, há um detalhe importante a atentar: todo cheque acima de R$ 100 precisa ser nominal. Com isso, a maioria dos cheques acaba levando o nome do beneficiário.
Outros tipos de cheque
Mas o cheque nominal não é o único tipo existente no mercado. Existem também os cheques:
- Cheque cruzado;
- Cheque administrativo;
- Cheque ao portador;
- Cheque pré-datado.
Cheque cruzado
Cruzar um cheque é fazer duas linhas na diagonal do canto superior esquerdo para fazer com que ele só possa ser depositado e não sacado. E se entre as linhas desenhadas ainda estiver escrito o nome de um banco, o depósito só poderá ser feito na instituição financeira ali assinalada.
Quem não tem conta no banco em questão pode, então, sacar o valor do cheque cruzado.
Na prática, é algo que dificulta a vida de quem o recebe e dá mais tempo para o pagador providenciar que o dinheiro esteja em conta para cobrir o débito a ser quitado.
Cheque administrativo
O cheque administrativo, por sua vez, é emitido diretamente pelo banco, que garante que há saldo na conta do usuário para cobri-lo. Trata-se de um documento mais seguro, visto que a dívida é fiada pelo banco.
Por isso, não haverá cheque devolvido pelo motivo 11 (falta de fundo na conta).
Cheque ao portador
Cheque ao portador é aquele cujo nome do beneficiário não está explicitado. Assim, quem o tiver em mãos pode sacar o dinheiro. Não é uma prática das mais seguras, mas bastante recorrente no comércio, pelo hábito de trocar cheque.
Cheque pre-datado
O cheque pré-datado, por sua vez, traz no seu corpo a data em que o destinatário poderá sacá-lo, em vez daquela na qual ele foi preenchido, como de costume. A ideia é dar ao pagador mais tempo para obter o dinheiro necessário para o pagamento.
Isso porque ainda é preciso considerar o prazo de compensação de cheque, que não é o mesmo de uma transferência, por exemplo.
Foi possível saber mais sobre cheque nominal? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.