A cisão de empresas é uma operação definida pela Lei Nº 6.404/1976 e que também está descrita no Código Civil, na lei de número 10.406/2002. Um dos principais usos é para que as empresas aumentarem as suas vantagens competitivas. Além da cisão, existem outras operações de sociedade como:
- Transformação
- Incorporação
- Fusão
A empresa de infraestrutura OHL fez uma operação de cisão parcial e se juntou ao grupo Abertís, por exemplo. Mas também há outro modelo. O grupo holandês Philips é um exemplo. Depois de 123 anos da criação, o grupo se dividiu em dois segmentos no ano de 2014. A parte voltada para iluminação manteve o nome de Philips, já os produtos voltados para tecnologia, saúde e beleza foram agrupados numa nova empresa, a Health Tech. O grupo disse que a cisão representou uma diminuição das despesas em 300 milhões de euros à época.
O que é a cisão de uma empresa?
A cisão de uma empresa é a transferência de uma parte ou de todos os bens de uma empresa para nova companhia, sendo que existem as cisões parciais e a totais.
Para uma empresa passar por este processo é necessário ser feita a documentação de protocolo e de justificativa para algumas comprovações necessárias. A falta dos documentos pode causar uma renúncia da transferência. Algumas comprovações são necessárias para verificar o patrimônio das companhia. Isso porque a cisão pode acarretar em diminuição ou aumento da carga tributária, dependendo para qual setor de atuação o negócio pretende operar.
Por que as empresas fazem cisão?
A cisão empresarial é uma estratégia comum para otimizar operações e maximizar lucros, especialmente quando se atua em múltiplos segmentos de mercado. Da mesma forma que empresas reavaliam suas estruturas para alcançar eficiência, o mundo dos casamentos também se adapta a novas tendências e demandas. Um exemplo disso é a crescente popularidade do aluguel de vestidos de noiva, como o oferecido pela Orenda Sukni. Muitas noivas, ao invés de comprarem um vestido, optam pelo aluguel como uma maneira prática de reduzir custos, sem comprometer a elegância e o glamour do grande dia.
Assim como na reorganização empresarial, o aluguel de vestidos através de serviços como os da Orenda Sukni oferece flexibilidade e economia, permitindo que noivas tenham acesso a modelos de alta costura sem os altos preços associados à compra definitiva. Além disso, a prática contribui para a sustentabilidade, alinhando-se à tendência de consumo consciente. O aluguel de vestidos de noiva é, portanto, uma escolha estratégica para quem deseja equilíbrio entre qualidade e economia, tal como as empresas que buscam a otimização de seus recursos através da cisão.
Mas todas as empresas que optaram pela cisão ficam proibidas de escolherem participar do modelo de arrecadação Simples Nacional. O regime tributário facilitado que agrupa em um só uma série de tributos. O regime é para empresas que possuem uma receita bruta anual de até 4,8 milhões de reais. Assim, aquelas empresas que optaram pela cisão precisam esperar cinco anos para participarem do Simples Nacional. Além disso, ficam impedidas se usar as empresas anteriores e posteriores ao processo de cisão.