Coaching financeiro é um tipo de serviço que vem se popularizando conforme aumenta o interesse em finanças pessoais.
Muitas pessoas acabam confundindo o coaching financeiro com o consultor financeiro. E esse é um dos principais equívocos que existe em relação a essa profissão.
O que é o coaching?
O coaching financeiro é um profissional que atua para ajudar pessoas a mudarem os seus hábitos em relação ao dinheiro. Esse profissional utiliza diversas técnicas de psicologia, gestão de tempo, entre outras ferramentas, para transformar o comportamento em relação à gestão dos próprios recursos.
O coaching financeiro pessoal é um profissional que tem atuação diferente da de um técnico da área de finanças ou economia. Ele tem como objetivo trabalhar o autoconhecimento da pessoa. Fazendo-a, desse modo, entender o que a levou para determinada situação financeira.
Nesse sentido, o coaching busca atacar a raiz comportamental do problema. A ideia é que, através de uma mudança de postura, a pessoa perderia o hábito de gastar mais do que ganha.
Como funciona o coaching financeiro?
O coaching trabalha os aspectos emocionais do indivíduo. Ela vai procurar, através de determinadas técnicas, mudar alguns paradigmas na vida da pessoa. E também, busca ajudar no autocontrole da mesma, para que desenvolva disciplina financeira.
O coaching tentará fazer a pessoa mergulhar dentro de si mesma. Conhecendo-se, dessa forma, mais profundamente. Desse modo, ela passará a ter mais orientação financeira, melhorando a sua maneira de lidar com o dinheiro. Um exemplo de comportamento que pode ser evitado é o excesso de compras por impulso.
O principal objetivo do coaching é melhorar a educação financeira da pessoa como um todo. Através de técnicas comportamentais ele buscará fazer o cliente rever os seus conceitos. Inclusive, buscando desenraizar crenças limitantes.
Quer melhorar o controle das finanças da sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar e ganhe uma importante ferramenta.
Essa abordagem parte do princípio que muitos de nós trazemos um conceito pré-estabelecido sobre o dinheiro. Esse conceito, normalmente, é ensinado dentro da própria família. E essas limitações enraizadas no nosso subconsciente, muitas vezes, são responsáveis por nos afogar em dívidas.
Dessa forma, o coaching vai buscar a causa do problema. Vai tentar fazer a pessoa perder alguns hábitos nocivos e ganhar novos hábitos.
Qual a diferença entre coaching e consultor financeiro?
Apesar de parecer a mesma profissão, existe bastante diferença entre coaching financeiro e consultor financeiro.
Enquanto o coaching atua mais na área comportamental, o consultor atua mais na área técnica das finanças. Pois, em muitos casos, não basta apenas a pessoa corrigir o seu comportamento. É preciso, uma análise e replanejamento das contas em aberto.
Sendo assim, podemos dizer que o trabalho do coaching e do consultor se complementam. Ou seja, enquanto um vai procurar atacar os hábitos nocivos de cada pessoa, o outro vai corrigir a gestão financeira de forma mais técnica para solucionar problemas como o de superendividamento.
Gostou de saber mais sobre coaching financeiro? Deixe o seu comentário, as suas sugestões e nos ajude a difundir o conhecimento.