Como sair do vermelho: dicas para sair do endividamento
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre como sair do vermelho, ou até mesmo se isso é possível, visto a sua situação ser bastante grave considerando suas possibilidades.
Contudo, apesar de não ser fácil tomar decisões que ajudem uma pessoa a como sair do vermelho, é possível com bastante disciplina e educação financeira melhorar a situação.
Como sair do vermelho?
Existe atualmente diversas metodologias disponíveis que ensinam as pessoas como sair do vermelho.
A falta de uma educação financeira sólida, bem como o aumento da oferta de produtos são fatores que podem levar muita gente ao endividamento. Contudo, apesar de parecer difícil é possível melhorar o endividamento até liquidá-lo definitivamente.
Uma das metodologias disponíveis que ensina como quitar dívidas é a metodologia Bola de Neve. Por meio dela, é possível através de um bom planejamento alcançar resultados satisfatórios.
O que é a metodologia bola de neve?
Essa metodologia foi desenvolvida pelo guru de finanças norte-americano Dave Ramsey. Nela, uma determinada pessoa precisa primeiramente levantar todas as suas dívidas listando-as da menor até a maior.
Para isso é preciso levar em consideração também a taxa de juros que cada dívida possui, avaliando a possibilidade de realizar uma troca de dívida. Dessa forma, de acordo com o método, que ensina como sair das dívidas, deve-se priorizar o pagamento das pendências menores, bem como as que possuem juros mais corrosivos.
De acordo com essa metodologia que ensina como se organizar financeiramente bem como acabar com as dívidas, a pessoa precisa sentir-se motivada. Para isso, portanto, precisa conseguir ir eliminando algumas dívidas, e esse é o motivo de priorizar as menores.
Como pagar dívidas seguindo esse modelo?
Primeiramente, após realizar um levantamento de todas as dívidas existentes é preciso priorizar as menores bem como as que possuem juros mais corrosivos.
Caso exista alguma dívida grande com juros altos é preciso tentar negociá-la ou até mesmo substituí-la por outra.
A disciplina é um dos fatores chave para sair do vermelho. Afinal, não é uma tarefa fácil, que acontece no curto prazo. Por isso, é preciso ter em mente que para alcançar o objetivo central é preciso realizar algumas mudanças de hábitos.
Sendo assim, juntamente com o planejamento e reorganização da dívida é preciso fazer um levantamento das entradas e saídas financeiras do mês, buscando classificar as contas para então avaliar onde é possível realizar cortes.
Então é possível sair do vermelho?
Embora possa ser um grande desafio, seguindo a risca o método proposto, é possível sair do vermelho. Contudo, isso depende do esforço da pessoa além de como as dívidas estão estruturadas.
Pois, o credor não está disposto em um primeiro momento a diminuir os juros, prolongar os prazos, ou até mesmo ficar sem receber por um tempo. Logo, pode acontecer dele acionar a justiça para cobrar o que julga ser seu por direito.
No entanto, dar o primeiro passo é fundamentalmente importante para equilibrar as finanças atingindo uma vida mais tranquila e menos endividada.
Foi possível saber mais sobre como sair do vermelho? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.