Você decidiu investir em renda variável e agora quer saber como fazer compra de ações?
Escolher as ações em que vai investir requer uma boa análise de investimentos. Mas a compra de ações em si é um processo bem simples.
A compra de ações é o processo de emitir uma ordem de compra para a bolsa de valores informando o código da ação e a quantidade a ser comprada. Geralmente, é feito utilizado o home broker para operações online e individuais. Antigamente, era feito por meio de ligação para que o responsável pelas compras na corretora de valores realizasse a operação.
Para usar um home broker e assim poder enviar ordens de compra de ações são necessários algumas etapas.
Passo a passo para a compra de ações
Primeiro passo
Primeiramente é ter conta em uma corretora com autorização para transacionar na bolsa de valores. Atualmente somente as corretoras certificadas podem comprar e vender ações na bolsa de valores. Dessa forma, é preciso ter conta em uma delas.
Para mais informações sobre as corretoras, quais existem e quais podem operar na bolsa você pode consultar o site da Comissão de Valores Mobiliários.
Considere na sua escolha a taxa de corretagem cobrada pelas corretoras para realizar as transações. Altos custos de corretagem corroem a rentabilidade do investidor.
Segundo passo
Depois será necessário transferir uma quantia de dinheiro para a conta da sua corretora. Isso é possível através de um Doc ou Ted feito de seu banco e geralmente é liberado em poucos minutos em horário comercial. Vale lembrar que a maioria das corretoras só aceita transferências vindas do mesmo titular em ambas as contas.
Terceiro passo
Com a quantia na conta da corretora você poderá “gastá-la” para comprar ações com a ajuda de um Home Broker.
Cada corretora possui um home broker diferente, mas todos seguem o mesmo princípio. Geralmente logo após você logar na conta da sua corretora haverá um link no site que te leva diretamente a página do Home Broker.
No Home Broker estarão as cotações das ações em tempo real e a ferramenta de compra e venda.
O investidor precisa mandar uma ordem de compra através do Home Broker para mostrar o que deseja comprar. Para emitir essa ordem são necessárias quatro informações.
- O código da ação
- A quantidade a ser comprada. Os lotes de ações são negociados em múltiplos de 100
- O preço que deseja pagar
- A validade da ordem. Ou seja, definir até que data essa ordem de compra será válida.
Vejamos um exemplo de um investidor que deseje comprar 100 ações da Petrobras a 20 reais no mesmo dia.
Ele irá preencher no seu home broker:
- Ativo: PETR4
- Lote padrão: 100
- Preço: 20 reais
- Validade: hoje
Dessa forma, se até o final do dia tiverem 100 ações a serem vendidas por 20 reais no mercado a ordem é totalmente concluída. Caso contrário ela pode ser concluída em partes. Você receberá o extrato da transação pela sua corretora.
Ou seja, conseguir ou não efetuar a ordem de compra de uma ação depende da liquidez desse ativo no mercado acionário. Ativos com pouca liquidez possuem poucas pessoas vendendo, logo, é mais difícil conseguir vendedores pelo preço desejado.
Por fim, a compra de ações é uma ação bastante simples e que qualquer um pode realizar sozinho. Já escolher as ações a serem investidas e por que preço requer uma análise financeira.