O que é contabilidade social e o que ela mostra sobre a economia de um país
A macroeconomia é a disciplina que analisa o comportamento geral de uma economia. O principal objeto de estudo da macroeconomia são os agregados macroeconômicos. Estes, por sua vez, são calculados e analisados quantitativamente pela chamada contabilidade social.
É com a contabilidade social, por exemplo, que os economistas mensuram a produção, a renda, a poupança, o investimento e todos os outros demais dados de um país ou região. Por isso, aprender o conceito por trás dessa disciplina é primordial para compreender melhor tudo que envolve a conjuntura econômica em questão.
O que é a contabilidade social?
A contabilidade social é o segmento da ciência contábil que visa registrar e mensurar um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela macroeconomia.
Também conhecida como contabilidade nacional, a contabilidade social é diferente dos outros ramos das ciências contábeis. Por isso, é necessário não confundi-la a contabilidade tradicional. Por ser um tipo de análise macroeconômica, a contabilidade social deve ser entendida como um sistema diferente, que avalia a atividade econômica de forma macro (geral) – e não micro (individual), como faz a contabilidade tradicional.
Princípio fundamental da contabilidade social
Assim como a contabilidade tradicional – onde o ativo é igual ao passivo somado ao patrimônio líquido, a contabilidade social também possui um princípio básico: a identidade das contas nacionais.
Esse princípio diz que a atividade econômica pode ser mensurada por três óticas diferentes. No final, todas elas se equivalem e chegam ao mesmo resultado. São elas:
- Produto Nacional (PN): soma de todos os bens e serviços produzidos em um período;
- Despesa Nacional (DN): soma das despesas feitas na compra de bens e serviços finais em um período;
- Renda Nacional (RN): soma dos rendimentos pagos trabalhadores, empresários e donos dos fatores de produção pela utilização de seus serviços em um período;
Dessa forma, a equação básica da contabilidade social será:
Produto Nacional (PN) = Despesa Nacional (DN) = Renda Nacional (RN);
Como funciona o sistema de contas nacionais?
O método de avaliação da contabilidade social consiste em hierarquizar fatos econômicos, registrar transações e agrupar dados para serem classificados de forma sistemática.
Dessa forma, as contas nacionais contabilizam os agentes, os fluxos econômicos e os estoques de ativos e passivos em um esquema que representa, de forma simplificada, o funcionamento da economia.
A partir disso, a contabilidade social formula, dentre outras informações, as seguintes contas nacionais:
Produto Nacional
- PN = (Valor Agregado Primário +Valor Agregado Secundário +Valor Agregado Terciário) + Impostos sobre Importação + Impostos sobre Valor Acrescentado;
Produto Interno Bruto
- PIB = Consumo + Investimentos + Gastos do Governo + Exportações – Importações;
Renda Nacional
- RN = Salários + Juros + Aluguéis + Lucros;
Produto Nacional Bruto
- PNB = PIB + (Lucros Recebidos do Exterior – Lucros Enviados ao Exterior);
Produto Nacional Líquido
- PNL = PNB – Amortizações;
Produto Interno Líquido
- PIL = PIB – Amortizações;
Poupança
- S = Renda Nacional – Consumo;
Investimento
- I = Produto Nacional – Consumo;
Como todas as contas nacionais estão, de alguma forma, relacionadas umas com as outras, a lógica utilizada para organizar a contabilidade social torna possível a representação da atividade econômica em um ciclo. Sendo assim, a produção gera renda, que por sua vez gera despesas que, no final das contas, alimenta a própria produção.