Suno Artigos

O que é contabilidade social e o que ela mostra sobre a economia de um país

Contabilidade social

A macroeconomia é a disciplina que analisa o comportamento geral de uma economia. O principal objeto de estudo da macroeconomia são os agregados macroeconômicos. Estes, por sua vez, são calculados e analisados quantitativamente pela chamada contabilidade social.

É com a contabilidade social, por exemplo, que os economistas mensuram a produção, a renda, a poupança, o investimento e todos os outros demais dados de um país ou região. Por isso, aprender o conceito por trás dessa disciplina é primordial para compreender melhor tudo que envolve a conjuntura econômica em questão.

O que é a contabilidade social?

A contabilidade social é o segmento da ciência contábil que visa registrar e mensurar  um conjunto interligado de grandezas e de variáveis definidas pela macroeconomia.

Também conhecida como contabilidade nacional, a contabilidade social é diferente dos outros ramos das ciências contábeis. Por isso, é necessário não confundi-la a contabilidade tradicional. Por ser um tipo de análise macroeconômica, a contabilidade social deve ser entendida como um sistema diferente, que avalia a atividade econômica de forma macro (geral) – e não micro (individual), como faz a contabilidade tradicional.

Princípio fundamental da contabilidade social

Assim como a contabilidade tradicional – onde o ativo é igual ao passivo somado ao patrimônio líquido, a contabilidade social também possui um princípio básico: a identidade das contas nacionais.

Esse princípio diz que a atividade econômica pode ser mensurada por três óticas diferentes. No final, todas elas se equivalem e chegam ao mesmo resultado. São elas:

Dessa forma, a equação básica da contabilidade social será:

Produto Nacional (PN) = Despesa Nacional (DN) = Renda Nacional (RN);

Como funciona o sistema de contas nacionais?

O método de avaliação da contabilidade social consiste em hierarquizar fatos econômicos, registrar transações e agrupar dados para serem classificados de forma sistemática.

Dessa forma, as contas nacionais contabilizam os agentes, os fluxos econômicos e os estoques de ativos e passivos em um esquema que representa, de forma simplificada, o funcionamento da economia.

A partir disso, a contabilidade social formula, dentre outras informações, as seguintes contas nacionais:

Produto Nacional

Produto Interno Bruto

Renda Nacional

Produto Nacional Bruto

Produto Nacional Líquido

Produto Interno Líquido

Poupança

Investimento

Como todas as contas nacionais estão, de alguma forma, relacionadas umas com as outras, a lógica utilizada para organizar a contabilidade social torna possível a representação da atividade econômica em um ciclo. Sendo assim, a produção gera renda, que por sua vez gera despesas que, no final das contas, alimenta a própria produção.

Sair da versão mobile