Um dos profissionais em alta no mercado por ser fundamental para as grandes empresas, o controller costuma ser bastante requisitado.
Isso porque a atuação de um controller previne uma série de problemas para estes empreendimentos.
O que faz um controller?
Um controller é o profissional responsável pelo planejamento, organização e desenvolvimento de estratégias econômicas e financeiras, elaboradas a partir da análise das informações contábeis de um empreendimento.
O papel do controller também é verificar os indicadores de performance da empresa para com o intuito de reduzir perdas.
Além disso, suas estratégias visam aumentar o lucro da companhia, de maneira sólida e sustentável.
A busca por estes profissionais aumentou após o Brasil aderir às Normas Internacionais de Contabilidade, também conhecidas pela sigla IFRS.
Perfil do controller
Os profissionais que atuam na área de controladoria são, principalmente, formados em Ciências Contábeis.
Muitos ainda possuem especialização em Controladoria.
Isso porque para compreender, analisar e enxergar estratégias que possam beneficiar a empresa, a partir das suas informações contábeis, é necessário conhecer bem a área.
Além disso, as companhias costumam exigir que o profissional tenha:
- Experiência na área de finanças;
- Pleno conhecimento das normas contábeis internacionais e locais;
- Domínio da elaboração de orçamentos;
- Fluência na língua inglesa; e
- Proximidade com as normas de compliance.
- Então, quanto mais experiência e conhecimento melhor.
Logo, muitas são as habilidades necessárias de um controller. Entretanto, o salário costuma ser recompensador, já que a média salarial de quem executa essa função é de R$ 8.601,34.
Por conta da experiência exigida, é difícil encontrar um controller na faixa dos 20 anos. Porém, faz sentido que existam tantas exigências.
Funções de um controller
O controller, em geral, é o responsável pelo setor de controladoria. A principal função da controladoria é fazer gestão contábil.
Este setor é o responsável pelo controle e planejamento financeiro da empresa. Para isso, ele faz análises contábeis do histórico financeiro da empresa e da situação atual.
A controladoria também é responsável por realizar projeções para os próximos meses ou anos deste empreendimento. Tudo com base nos dados contáveis.
Por isso, a missão da controladoria inclui participar da definição de diretrizes em alinhamento ao planejamento estratégico da empresa.
A controladoria também envolve a área fiscal, ou seja, o pagamento de impostos.
Nas empresas multinacionais, a controladoria ainda é responsável pelo envio dos relatórios gerenciais para os escritórios centrais.
Controller como planejador estratégico do negócio
Em resumo, pode-se dizer que o controller é um profissional especializado em planejamento estratégico.
Logo, ele é responsável por traduzir para o corpo diretivo da empresa os números apresentados pela Contabilidade.
Assim, ele transforma estes dados em uma informação de fácil entendimento para tornar a tomada de decisão mais rápida e assertiva.
Apesar de ser um profissional cuja atuação pode proporcionar uma série de benefícios para os negócios, a controladoria ainda é bastante restrita aos grandes negócios.Tanto por uma questão de cultura empresarial quanto como medida de corte de gastos.
Todavia, se este empreendimento de pequeno e médio porte decide concorrer com as grandes companhias, a participação de um controller se torna fundamental.
Para ajudar a entender melhor este segmento, a Suno Research oferece um minicurso de Contabilidade para investidores.
Desta forma, a importância de um controller fica ainda mais clara.