No mercado financeiro brasileiro, um dos agentes mais frequentes é o correspondente bancário. Tal atuação é oficialmente reconhecida pelo Banco Central (BACEN).
Instituições financeiras e outras instituições autorizadas pelo BACEN têm permissão para contratar o correspondente bancário. A partir disso, ele pode realizar variados serviços financeiros.
O que é correspondente bancário?
É considerado um correspondente bancário aquela empresa contratada por uma instituição financeira para prestar serviços de atendimento aos seus clientes e usuários.
Ou seja, como o próprio nome sugere, o correspondente bancário representa um serviço financeiro de uma instituição que o contrata. Sua função permite a facilitação de operações financeiras, já que o mesmo atua como uma espécie de intermediário financeiro.
Como exemplos de correspondentes bancários, temos o Banco Postal e as lotéricas. Entretanto, qualquer instituição autorizada pelo Banco Central pode ser contratada para servir como correspondente.
O que faz um correspondente bancário?
Por ser uma atividade financeira, quem estabelece o que faz um correspondente bancário é o Banco Central. As atividades permitidas, são:
- Cobranças;
- Ordens de pagamento;
- Qualquer pagamento ou recebimento;
- Atividades ligadas a convênios de prestação de serviços ou contratos da instituição contratante;
- Recebimento de propostas para abertura de contas;
- Solicitar empréstimos empresariais ou pessoais, ou financiamentos;
- Solicitar, para trabalhadores ou aposentados, cartões de crédito e débito;
- Aplicar e posteriormente resgatar em fundos de investimento;
- Efetuar operações cambiais que estejam sob responsabilidade do contratante.
Porém, para realizar a intermediação financeira, há um requisito básico. Este é que o correspondente precisa informar publicamente sua condição de prestador de serviços para a instituição que o contratar.
Tal declaração envolve a explicitação dos serviços e produtos disponibilizados, assim como especificações sobre atendimento e ouvidoria da instituição contratante.
Além disso, o correspondente não está autorizado a prestar serviços nas dependências da instituição financeira contratante.
Como ser correspondente bancário?
Atuar como correspondente bancário não é uma questão diretamente ligada ao Banco Central. Ou seja, se tornar correspondente não depende de sua autorização direta.
A instituição financeira contratante fica responsável pela contratação do correspondente. Assim, esta precisa comunicar a contratação do correspondente ao BACEN.
Pra ser correspondente bancário, a instituição precisa providenciar aos bancos certos documentos, como:
- Contrato social da empresa;
- CNPJ, adicionada de cópia;
- Cópia do CPF e comprovante de residência de todos os sócios da empresa;
- Comprovante de residência da empresa;
- Comprovante de conta em banco.
A partir disso, vai ser realizada uma avaliação a fim de saber se há qualquer restrição fiscal, criminal ou comercial para aprovação do cadastro.
Mas, se você quer saber como ser correspondente bancário, deve ter em mente que a empresa deve possuir uma estrutura que atenda às exigências bancárias. Algumas delas são:
- Sala de espera;
- Atendimento direto no balcão;
- Localização de fácil acesso;
- Equipamentos adequados;
- Segurança;
- Tecnologia para lidar com informações.
Como o correspondente bancário é remunerado através de comissões dos bancos, no começo das operações as receitas podem levar certo tempo até chegarem a ele.
O correspondente bancário é mais um dos componentes do Sistema Financeiro Nacional. Para entender melhor sobre o assunto, assine gratuitamente a nossa lista de Whatsapp e fique por dentro de todas as novidades sobre política, economia e demais novidades do mercado financeiro.