Crédito rotativo: o empréstimo mais caro do mercado

Se você tem cartão de crédito provavelmente já ouviu falar em crédito rotativo, algo altamente lucrativo para os bancos.

Quando fica difícil pagar a fatura, o crédito rotativo aparece vestido de salvador para tornar possível a quitação daquela dívida, certo? Mas é importante pensar bem antes de aderir a esta nada vantajosa oportunidade.

O crédito rotativo é a possibilidade de parcelar uma fatura já em aberto, ou o famoso “pagar o mínimo” do cartão. Este adiamento, no entanto, é visto como um empréstimo pela empresa do cartão de crédito.

Por isso, o restante desta conta chegará em forma de boleto no próximo mês e ainda mais encorpada, uma vez que acumulará o que deixou de ser pago com o valor da fatura seguinte, acrescido dos juros.

Justamente por causa dos juros, esta opção de pagamento é rechaçada por economistas. Isso porque estas são as maiores taxas do mercado, tendo chegado a 484,6% ao ano.

Cabe ressaltar que se utilizar de empréstimos para pagar despesas pessoais tende a ser ruim no longo prazo, já que a pessoa estará deixando de economizar para investir para pagar juros para instituições financeiras.

Características do crédito rotativo

creditorotativo3

O crédito rotativo tem algumas características próprias que precisam ser consideradas:

  1. Não é apenas pagando o mínimo da fatura do cartão de crédito que se cai no rotativo. Qualquer valor abaixo do integral da cobrança terá esta mesma proporção de juros.
  2. Só é possível usar o crédito rotativo uma vez. Se o consumidor não conseguir quitar a fatura seguinte, a empresa pode oferecer a ele alguma outra opção de pagamento, mas não mais o crédito rotativo.
  3. Durante o período em que a dívida está sendo paga, o uso do cartão objeto da negociação costuma ser restrito.
  4. Outro ponto a se atentar é que os bancos podem escolher qual será o percentual do pagamento mínimo da fatura de acordo com o contribuinte. No entanto, esta alteração precisa ser avisada ao cliente com 30 dias de antecedência.

%20%20

Algumas destas regras foram criadas em 2017, para evitar que os devedores caíssem em uma bola de neve, de tal proporção, que se tornasse praticamente impossível quitar o débito.

Além disso, a alteração obriga os bancos a oferecerem formas de parcelamento com juros mais baixos.

Com isso, se hoje o cliente não conseguir pagar a fatura após ter optado pelo crédito rotativo, ele pode parcelar a dívida ou então negociar um prazo e uma taxa de juros para pagar o débito.

Outras opções para o crédito rotativo

creditorotativo2

Existem modalidades de empréstimo que possuem taxas bem menores de pagamento do que o crédito rotativo.

Com isso, é bom analisá-las antes de optar por cair no rotativo, para que o saldo final da dívida seja o menor possível.

O cheque especial não é uma opção viável, por ter exatamente o mesmo problema do crédito rotativo: juros muito altos, de aproximadamente 7,78% ao mês, totalizando 145,73% ao ano.

O crédito pessoal, por sua vez, possui taxas um pouco menores (em torno de 4% ao mês) e é mais acessível, especialmente para quem tem um bom relacionamento com o seu banco.

Alguns destes bancos, inclusive, criaram até a possibilidade de pedir este empréstimo via smartphone, ao alcance de um clique.

GUIA PRATICO PLANEJAMENTO FINANCAS PESSOAIS

Por fim, o crédito consignado é o que oferece as menores taxas, girando em torno de 1,5% ao mês.

Mas há uma desvantagem a se considerar: o valor acordado será descontado diretamente do salário do consumidor, sem que haja como deixar de pagar a dívida caso as contas do mês não fechem.

Com todas essas possibilidades apresentadas, como já foi dito, vale lembrar que o ideal é não utilizar empréstimos. A primeira regra para os investimentos é acumular o capital a ser investido, o que vai na direção oposta à utilização de crédito.

O crédito rotativo, que atualmente tem juros de 238,30% ao ano, se torna uma opção desvantajosa para quem deseja pagar menos e ainda manter o seu nome limpo.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tags
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI