O que são despesas administrativas? Saiba como analisá-las

A análise de indicadores das demonstrações financeiras de uma empresa são essenciais para entender o seu negócio. As despesas administrativas são um exemplo.

Compreender quais são as despesas administrativas de uma companhia mostra qual o real custo para ela estar em atividade.

O que são as despesas administrativas?

Despesas administrativas são os gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente a produção. São exemplos gasto com conta telefônica, recepção, limpeza e departamento jurídico.

Podem-se separar as despesas de uma empresa em operacionais e administrativas. As despesas operacionais são os gastos para produzir produtos e serviços, como matérias primas. Ou seja, estão ligados a atividade fim da empresa.

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Qual a diferença entre despesas administrativas e operacionais?

Para entender a diferença entre despesas administrativas e operacionais, vejamos um exemplo de uma fábrica de roupas. Nesse caso, os gastos para comprar tecidos, máquinas, tintas e pagar os salários das costureiras são despesas operacionais.

Logo, caso a empresa decida aumentar a sua produção, ela terá que aumentar seus gastos e comprar mais tecidos e contratar mais costureiras.

Já as despesas administrativas são os gastos que envolvem o funcionamento da empresa de forma indireta. Ou seja, não estão ligados a produção ou ao serviço que a empresa presta.

No exemplo da fábrica de roupas, temos os gastos com limpeza, com o secretariado, com publicidade, jurídicos e executivos, para dar alguns exemplos. Se a empresa produzir 5.000 peças ou 10.000 peças em um mês, esse gasto será igual.

Entretanto, nem sempre há uma divisão clara entre o que é administrativo e o que é operacional.

Na fábrica de roupas, por exemplo, a luz gasta nas salas dos executivos e seu secretariado seriam gastos administrativos. No entanto, a luz gasta na fábrica de roupa, como nas máquinas, seriam gastos operacionais.

Dessa forma, alguns gastos podem ser considerados híbridos, já que fazem parte tanto da operação da empresa como da sua parte administrativa.

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Analisando as despesas administrativas

Como vimos, a característica das despesas administrativas é não estar ligada diretamente a produção. Em geral, essas despesas também são custos fixos.

Em outras palavras, mesmo que a empresa não produza nenhum item ela terá esse gasto. Ou seja, essa empresa precisa produzir um número X mínimo para cobrir esses gastos. Ou terá prejuízo em estar no mercado.

Por outro lado, quanto mais ela produzir, mais diluído será esse custo fixo diante dos custos totais da empresa.

É por isso que as despesas administrativas são o grande objetivo de corte e eficiência dos gestores. Quanto menor o custo fixo de uma empresa, menor seu custo total e principalmente mais liberdade para escolher o quanto produzir uma empresa terá.

A relação entre despesas e a economia de escala

A análise das despesas de uma empresa leva a um conceito importante em microeconomia que é chamado economia de escala. Em suma, a escalabilidade significa que, quanto mais uma empresa produzir, menor é o seu custo por unidade. Logo, o aumento de sua produção a torna mais competitiva.

Dessa forma, negócios que possuem um alto custo fixo se beneficiam da alta produção por ganharem escala, tornando-se mais competitivos.

Por fim, as despesas administrativas são os gastos indiretos de uma empresa com a sua produção. Sendo, portanto, gastos que os gestores buscam cortar ou diluir com uma alta produção para ganhar lucratividade.

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Tiago Reis
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7 comentários

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  • Cristiane Bezerra 20 de agosto de 2019
    Qual a diferença de despesas financeira e administrativa? Poderia exemplificar?Responder
    • Suno Research 20 de agosto de 2019
      Despesas financeiras são referentes aos do endividamento da empresa, ao passo que despesas administrativas são ligadas à parte administrativa da empresa Exemplos: Despesas Financeiras: Juros Despesas Administrativas: Salários de pessoas não ligadas à atividade produtiva da empresa ( como o RH ou a gestão)Responder
  • Vitor Menezes 27 de novembro de 2019
    Sabemos que, no geral, mesmo entre as despesas administrativas existem as fixas e variáveis. Pegando o exemplo da Renner, elas dividem as despesas administrativas em: Pessoal, Ocupação, Serviços de Terceiros, Utilidades e Serviços, Promoções, D&A, e Outras Despesas. Como saber quais delas são fixas ou variáveis?Responder
    • Suno Research 27 de novembro de 2019
      analisando uma por uma e vendo se existe perspectiva de recorrência.Responder
  • Evelyn 9 de janeiro de 2020
    Quando falamos em Exportação, as despesas com emissão documentos pagas aos depachantes aduaneiros deve ser classificada como despesa administrativa ou despesa de venda?Responder
  • Luiz Alberto da Silva 9 de fevereiro de 2020
    Muito boa a explicação. Bem elucidativaResponder
  • Alírio Gomes 16 de abril de 2020
    Faz dois dias que estou tentando entender o que aqui entendi como se estivesse a beber água, procurei tanto conteúdo, mas até agora, nenhum foi tão simplista e compreensível como esse... muito obrigado e parabénsResponder

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