Employee Value Proposition: o que é a Proposta de Valor ao Colaborador?
Dentro da gestão de pessoas existem conceitos importantes, como: Employee Value Proposition e Employer Branding. São termos que estão em evidência e que envolvem os profissionais da empresa.
O Employee Value Proposition, em específico, está empregado dentro do contexto corporativo, principalmente na apresentação do trabalho aos possíveis colaboradores, mas também para manutenção destes colaboradores no trabalho.
O que é Employee Value Proposition?
O Employee Value Proposition, também é conhecido por EVP, é um conceito corporativo que apresenta uma proposta de valor ao colaborador. A proposta de valor de uma empresa é uma forma de fidelizar e engajar as pessoas dentro de uma cultura organizacional.
Ou seja, se trata de uma estratégia para atrair e reter profissionais do mercado de trabalho que realmente se enquadrem ao perfil da empresa, que se adequem ao “fit cultural” da companhia.
Assim, é comum as empresas apresentarem os valores no momento da entrevistas de emprego, assim como os benefícios, como por exemplo: salários, vale refeição, plano de saúde etc. Porém, o significado do próprio trabalho vem sendo desenvolvido dentro da gestão de pessoas e compreendem os aspectos do EVP.
Qual é a importância do EPV?
As pessoas podem mudar de emprego pelos motivos errados. A busca por salários maiores, clima organizacional melhor e oportunidade de carreira melhor são algum destes motivos.
Por isso, a empresa deve possuir mais aspectos para atrair os profissionais e conseguir retê-los. Nesse contexto, entram uma série de aspectos do Employee Value Proposition, como:
- Qualidade de vida;
- Cultura organizacional;
- Oportunidade de crescer na carreira;
- Condições para trabalho;
- Princípios e valores da organização;
- Propósito;
- Relacionamento com lideres;
- Relacionamento interpessoal e qualidade dessas relações;
- Valor e significado dos produtos e serviços da empresa;
- Prestigio da marca no mercado;
- Reputação da empresa;
- Influencia e poder da marca;
- Benefícios;
Estes aspectos do EVP formam uma proposta de valor para atrair os profissionais adequados ao perfil da corporação. Além disso, eles também ajudam a desenvolver no trabalhador um senso de pertencimento e eficiência, o que os tornam mais produtivos.
Assim uma boa estratégia de EVP conseguirá desenvolver seus colaboradores e bons colaboradores produzem bons resultados.
As empresas vivem de metas e resultados, por isso alinhar profissionais com potencial facilitará a gestão de pessoas. Isso é o fit cultural, uma relação saudável e harmônica entre empregados e empregadores. Assim o clima organizacional propicia a produtividade e a gestão de desempenho das pessoas se tornará mais fácil e metas mais possíveis de serem alcançadas.
Conceitos do EPV
Os conceitos e aspectos do Employee Value Proposition são simples, porém o processo de criação é complexo.
Existem empresas que possuem dificuldades na composição dos valores e benefícios, pois não bastar monta-los e descreve-los. Precisam ser empregados na cultura cotidiana.
As fontes de valor desenvolvidas superam os benefícios. No ambiente organizacional benefícios como: prêmios, eventos, festas, trabalhar meio período etc podem ser copiados pelos concorrentes. Por isso, os valores devem ser mais importantes, pois refletem o dia a dia do trabalhador.
Normalmente, uma boa estratégia de EVP consideram os seguintes pontos:
- Clima organizacional
- Relacionamento interno
- Princípios e valores
- Propósito da empresa
Por fim, o Employee Value Proposition deve ser empregado na realidade da empresa e refletido na cultura. Se a empresa apresentar uma proposta de valor ao colaborador que não reflete com a realidade, além de atrapalhar o desempenho profissional. Também conseguem disseminar uma imagem negativa para a marca.
Se ficou alguma dúvida sobre a função do Employee Value Proposition dentro da gestão de pessoas de uma empresa, deixe um comentário abaixo contando qual é a sua dúvida ou opinião sobre o tema.