Avaliando empresas através do seu Enterprise Value (Valor da Firma)
Descobrir o real valor de uma empresa é fundamental para qualquer investidor interessado em comprar suas ações. Uma das formas mais utilizadas para fazer esse cálculo é através do chamado Enterprise Value (Valor da Firma).
A maioria dos analistas de investimentos acredita que o preço de uma ação no mercado não representa o verdadeiro valor da empresa. Por isso, encontrar o Enterprise Value de um negócio é um dos caminhos para saber se a ação sobreavaliada ou subavaliada.
O que é Enterprise Value (Valor da Firma)?
O Enterprise Value (Valor da Firma) é um indicador leva em conta a cotação das ações de uma empresa (valor de mercado), juntamente com seus ativos (caixa e patrimônio) e passivos (dívidas), para definir quando a companhia realmente vale.
Também conhecido como valor do empreendimento, pode-se dizer que o Entreprise Value mostra quanto custaria para comprar a companhia e todos os seus ativos, descontado o caixa e saldando suas dívidas.
Por ser um referencial neutro em termos de capitalização, o EV é bastante utilizado para comparar empresas com estruturas de capital diferentes.
Como calcular o Enterprise Value de uma empresa?
O cálculo do Entreprise Value é baseado na seguinte fórmula:
- EV = Capitalização + Dívida – Caixa e Equivalentes – Ativos Não-Operacionais
Onde:
- Capitalização: valor de mercado da empresa, resultante do preço unitário da ação no mercado multiplicado pelo número de ações existentes;
- Dívida: valor total das dívidas de curto e longo prazo da empresa. São considerados apenas os passivos financeiros (empréstimos, títulos de dívida, financiamentos). Os passivos operacionais (contas a pagar, salários, impostos) não entram no cálculo.
- Caixa e Equivalentes: valor total existente no caixa da empresa.
- Ativos Não-Operacionais: ativos que podem ser alienados sem causar prejuízo no funcionamento da empresa, como participações em outras empresas, empréstimos e imóveis ociosos ou alugados a terceiros.
Com isso, temos que o Entreprise Value de uma empresa é definido especificamente pelo:
- + Total das ações ordinárias e preferenciais a preço de mercado (capitalização);
- + Dívida financeira, a preço de mercado;
- + Interesses minoritários, a preço de mercado;
- – Valores em caixa e demais equivalentes;
- – Empresas subsidiárias, investimentos e participações, a preço de mercado;
- – Ativos não-operacionais, a preço de mercado;
- – Amortizações.
Utilização do Entreprise Value na análise de empresas
Além de ser um método de valuation, o Enterprise Value é utilizado de forma referencial no cálculo de outros indicadores que avaliam a qualidade de uma empresa.
Um desses indicadores é o EV/EBITDA. A relação, que divide o Enterprise Value pelo EBITDA (lucro antes de impostos, depreciação e amortização) serve para comparar o nível de valorização das empresas com sua capacidade de gerar receitas.
Ou seja, o índice mostra quantos anos o lucro operacional da empresa levaria para pagar o investimento feito para comprá-la. Logo, quanto menor esse valor, mais rápido é o payback do investimento e mais atrativa seria a empresa.
Limitações do Entreprise Value
Por necessitar do valor de capitalização da empresa, esse método acaba sendo bastante restrito – sendo aplicável apenas para empresas de capital aberto.
Além disso, o cálculo do Entreprise Value fica limitado a periodicidade das demonstrações financeiras da empresa. Ou seja, dependendo do período de análise, o indicador pode não representar a verdade sobre o valor da mesma.
O Entreprise Value pode ser um indicador muito importante para estimar o valor de uma ação. Para saber mais sobre o assunto, confira gratuitamente o nosso minicurso sobre Valuation e Precificação de Ativos e aprenda tudo sobre esse e outros processos de valuation.