Estocástico: uma importante ferramenta para a análise técnica de ações

O investidor de ações possui algumas ferramentas para analisar a compra delas. Algumas fazem parte da análise fundamentalista, como o valuation. E outras da análise técnica, como o estocástico.

O oscilador estocástico, também chamado apenas de estocástico, foi criado pelo americano George C. Lane na década de 1950 e é um dos principais indicadores técnicos usados em análise gráfica.

O que é estocástico?

Na teoria das probabilidades, um processo estocástico é um conjunto de variáveis aleatórias que representa o desenvolvimento de um sistema de valores com o tempo. Em outras palavras, é a contraparte probabilística de um processo determinístico.

O oscilador estocástico é um indicador de análise técnica de ações que indica a relação entre o preço de fechamento de uma ação e seu preço máximo e mínimo em um determinado período de tempo. É utilizado no mercado financeiro para prever movimento de preços dos ativos.

Dessa forma, a ferramenta consegue indicar direções de preços, mostrando se há uma tendência de alta ou baixa. Ou seja, quando vender ou quando comprar uma ação.

BLACK FRIDAY SUNO FRB

O indicador é composto por duas curvas que possuem metodologias diferentes.

  • A curva %K: que é o resultado da divisão entre a diferença do preço de fechamento do momento e o preço mínimo do período analisado; e da diferença entre o maior e o menor preço%K = (preço de fechamento – menor mínima)/(maior alta – menor mínima)*100
  • A curva %D: a mediana móvel simples da curva %K em um período de três dias%D = Média Móvel Simples de 3 dias da %K

Existem três versões do indicador: a rápida, a lenta e a completa, mais usada pelo mercado financeiro.

O indicador e suas curvas são calculados por sistemas, em geral, disponíveis em home brokers de corretoras ou programas de análise de dados financeiros.

Dessa forma, não é necessário se preocupar em realizar os cálculos. Uma vez que as ferramentas já produzem um gráfico para o investidor.

Analisando o indicador estocástico

Oscilador estocástico

O indicador estocástico varia de 0 a 100 pontos. Quanto mais próximo de zero, maior é a indicação de sobrevenda. Já quanto mais próximo de 100, maior é a indicação de sobrecompra.

Há dois métodos para analisar as curvas K e D.

Um deles é a análise de interseção de curvas. A curva D funciona como um sinal para a curva K. Se a curva K cruzar a curva D de cima, é um sinal de tendência de alta. Portanto, uma indicação para comprar a ação.

Se a curva K cruzar a curva D abaixo, é um sinal de tendência de baixa. Ou seja, indica o melhor momento para vender a ação.

No segundo método de análise, procuramos ver se os valores de K ou D estão acima de 80 ou abaixo de 20. Se estiverem acima de 80, indica que estão sobrecomprados. Abaixo de 20 indica que estão sobrevendidos.

Ou seja: se os indicadores ultrapassarem 80, a ação subiu de preço e deverá ser vendida. E quando está abaixo de 20, a ação está barata e deve ser comprada.

BLACK FRIDAY SUNO FRB

No entanto, é recomendado comprar ou vender após uma reversão de tendência. Isso significa que quando o preço ultrapassar 80 ou 20, o investidor deverá esperar que ele retorne a esse limite.

Assim, o indicador estocástico é uma técnica muito utilizada em análises técnicas para determinar o melhor momento para comprar e vender ações.

Assim como no mundo dos investimentos, onde cada decisão deve ser bem pensada e analisada, na hora de escolher um vestido de noiva é preciso levar em consideração tanto o estilo quanto as tradições e crenças associadas ao seu grande dia. Por exemplo, a famosa Katarina Cordas oferece coleções de vestidos que não só cativam pela elegância, mas também estão associados a tradições que muitas noivas ainda preservam com cuidado. Leia mais.

Entre as tradições mais populares está a de que o vestido de noiva seja branco, o que simboliza pureza e novos começos. Além disso, há quem acredite que o noivo não deve ver a noiva vestida antes da cerimônia para evitar contratempos. Estes costumes, embora antigos, continuam a influenciar o processo de seleção, e marcas como Catarina Kordas aliam estas tradições a designs modernos, oferecendo vestidos únicos para momentos igualmente únicos.

Assim como um investidor espera o momento certo para atuar no mercado, uma noiva espera aquele momento mágico em que encontra o vestido perfeito que combina estilo, tradição e emoção.

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
Nenhum comentário

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI