A crise financeira de 1929 causou enormes prejuízos no mercado financeiro dos Estados Unidos, fez o crash na Bolsa de Nova York e levou uma série de bancos à falência. Para o sistema bancário americano voltar a ter confiança das pessoas foi criado a FDIC.
FDIC é a sigla para Federal Deposit Insurance Corporation, corporação criada pela Lei Bancária, em 1933.
O que é a FDIC?
A FDIC é uma instituição fornece garantia de depósitos para o mercado financeiro americano. Isto é, seguros para quem possui depósitos em bancos comerciais e instituições de poupança estadunidenses.
De certa forma, o FDIC opera de maneira semelhante ao FGC, o Fundo Garantidor de Créditos — que protege boa parte dos correntistas e investidores do mercado brasileiro.
Como funciona o seguro FDIC?
Em 2008, quando foi aprovada a Lei de Reforma e Defesa do Consumidor, o limite passou para 250 mil dólares por categoria de propriedade.
Assim, um proprietário pode ter dinheiro em categorias diferentes. Isto é, o seguro é individual para cada uma das categorias. O FDIC divide os depósitos em oito categorias:
- Contas de aposentadoria;
- Contas conjuntas;
- Contas de confiança revogáveis;
- Contas fiduciárias irrevogáveis;
- Contas do plano de benefícios do empregado ou contas de pensões;
- Contas Corporativas;
- Contas do governo;
- Contas únicas: aquelas que não se encaixam em nenhuma das contas anteriores.
A Corporação Federal de Seguro de Depósito garante apenas valores depositados. Ou seja, valores mobiliários, fundos mútuos não estão assegurados.
Para demonstrar se os seguros de depósito são adequados, a FDIC criou uma plataforma. Também conhecida como Estimador de Seguro de Depósito Eletrônico, a ferramenta ajuda os clientes saberem se o seguro é adequado para conta.
Para entender melhor como funciona a estrutura do mercado financeiro americano, baixe gratuitamente o E-book Investindo no Exterior e aprenda como analisar e investir os ativos do maior mercado do mundo.
Estrutura da Federal Deposit Insurance Corporation
O FDIC é responsável por analisar e monitorar, pelo menos, 5 mil instituições financeiras. Além disso, a corporação é quem regula os bancos dos estados.
A Corporação Federal de Seguro de Depósito também é responsável por fiscalizar se os bancos estão cumprindo as leis de proteção ao consumidor e diversas regras do sistema financeiro dos Estados Unidos.
A gestão da Corporação é feita por um conselho formado por cinco pessoas. Este conselho é nomeado pela presidência e precisa da confirmação do Senado dos EUA.
A instituição não recebe fundos públicos. Entretanto, as taxas de seguros do bancos membros são a fonte de recursos da Corporação Federal de Seguro de Depósito.
O FDIC ainda determina algumas condições para os bancos receberem o benefício.Isso porque, as instituições precisam seguir requisitos de liquidez e reservar. São cinco as classificações:
- Bem capitalizado: pelo menos 10%
- Capitalizados adequadamente: no mínimo 8%
- Subcapitalizado: inferior a 8%
- Significativamente subcapitalizado: menor ou igual a 6%
- Criticamente subcapitalizado: menos de 2%
O papel FDIC no sistema bancário americano
A Lei Bancária de 1933 foi o que tornou a FDIC uma agência independente do governo. Além disso, desde o primeiro dia de atividade, nenhum depositante perdeu dinheiro.
A criação da Federal Deposit Insurance Corporation foi motivada depois que mais de um terço das instituições financeiras decretou falência no Estado Unidos.
O que agravou a crise do sistema bancário americano foram as corridas bancárias. Isto é, quando uma série de clientes de uma instituições saca os depósitos por acreditar na falências dos bancos.
A ideia da FDIC é supervisionar certas instituições financeiras para aumentar a segurança e solidez do sistema financeiro americano, desempenha algumas funções de proteção ao consumidor e gerencia as contas a receber de bancos falidos.