O que é uma holding? Entenda como atua esse tipo de empresa
Para entender melhor o que é uma holding, precisamos primeiro entender onde ela atua. Uma holding é uma empresa que detém a maior parte das ações ordinárias de outras empresas.
Por isso, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos entender que ela atua como controladora de outras empresas, e como tal, na maior parte dos casos, não produz bens e serviços.
O que é uma holding?
Holding é uma uma sociedade gestora matriz de participações sociais, que exerce controle ou “segura” outras empresas. A expressão vem do verbo inglês “to hold” que, na tradução livre, significa segurar.
O objetivo principal é a administração, ou controle, de uma ou mais empresas. Logo, é ela que toma as decisões que determinam a gestão da demais companhias por ser sócia majoritária dos negócios.
Portanto, por atuar na administração gerencial e política de outras empresas, a holding tem o papel de organizar a estrutura de capital das suas subsidiárias, além de manter parcerias com outras empresas, no intuito de melhorar a gestão global.
Tipos de Holding
Existem dois tipos de holding:
- Pura: intuito apenas de participação no capital social de outras empresas
- Mista: além da participação, utiliza também a exploração de atividade empresarial
As holdings são utilizadas recorrentemente em organizações empresariais de médio e grande porte.
O que é uma holding familiar?
Ao contrário do que muitos pensam, uma holding familiar não pode ser considerada um tipo, mas sim uma configuração, que se caracteriza pelo fato de que a empresa é administrada por membros de uma mesma família.
Uma holding familiar seria uma espécie de “empresa familiar” que pode, ou não, administrar um grupo de companhias pertencentes a um mesmo clã.
O que é uma holding patrimonial?
Holding patrimonial é uma administradora de bens próprios.
É uma empresa criada para gerir bens (como imóveis, por exemplo) para que esses sejam integralizados ao capital social da companhia.
O objetivo da holding patrimonial é facilitar a gestão e obter benefícios fiscais e sucessórios.
Logo, a gestora dos bens próprios ou holding patrimonial irá facilitar que famílias com muitos bens gerenciem melhor seu patrimônio de forma centralizada.
Com isso passamos a entender também o que é uma holding financeira.
Apesar de serem bastante utilizadas no cotidiano, as holdings patrimoniais, ou empresas administradoras de bens, são empresas como outras quaisquer.
Dessa forma, elas podem ser tanto uma sociedade limitada (LTDA) ou sociedade anônima (S.A), com ações listadas em bolsa de valores.
Veja abaixo as diferenças de se ter uma holding patrimonial em relação a ter um processo de inventário:
Quando pode ser uma vantagem ter uma holding patrimonial?
De um modo geral, vale a pena ter uma administradora de bens próprios quando os ativos, ou imóveis, geram uma renda passiva consideravelmente grande, proveniente de aluguéis.
Porém o controlador não pode comprar e vender imóveis com frequência, pois acaba se tornando inviável tributariamente.
Faz sentido montar uma holding?
Uma vez que as holdings estão cada vez mais populares no meio empresarial devido os benefícios que trazem, principalmente os tributários, a criação dessas empresas vem crescendo no Brasil.
O tema é novo, e poucas pessoas conhecem seus benefícios.
Assim, antes de se perguntar o que é uma holding, precisamos saber que a prática ainda é o melhor meio para tratar do assunto. Este precisa ser melhor divulgado e difundido entre o meio empresarial.