Conheça os principais indicadores agropecuários do mercado brasileiro
Uma das categorias mais importantes do mercado é a negociação de commodities agropecuárias. Porém, por serem títulos ligados diretamente a produtos físicos, esses ativos precisam ser referenciados nos preços reais que são praticados no mercado. Para isso, as bolsas de valores utilizam os chamados indicadores agropecuários.
É com base nos indicadores agropecuários, por exemplo, que é feita a liquidação do contrato futuro de uma commodity. Por isso, todo investidor que opera nesses mercados precisam sempre acompanhar a evolução desses indicadores.
O que são os indicadores agropecuários?
Indicadores agropecuários são índices informam os preços médios de diversos produtos ligados ao setor agropecuário – como soja, milho, arroz, café, boi gordo, entre outros. Esses indicadores servem referência na negociação de commodities no mercado financeiro – principalmente na liquidação financeira de operações com contratos futuros.
No Brasil, a principal bolsa para negociar mercadorias e commodities é a B3 – que absorveu as funções da antiga Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Porém, a tarefa de elaborar os indicadores agropecuários fica a cargo dos Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, o Cepea – instituição ligada a Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Esalq-USP).
Como funciona a elaboração dos indicadores agropecuários?
Os indicadores agropecuários são formulados a partir do levantamento de preços de cada commodity no mercado físico, em seus respectivos locais de referência.
Para o indicador de boi gordo, por exemplo, são realizadas ligações diárias para os principais frigoríficos do estado de São Paulo. A partir dessa consulta, o Cepea pondera os valores coletados pelos volumes comercializados, calcula a média dos preços e dos volumes negociados, e divulga diariamente a cotação do produto.
Principais indicadores agropecuários utilizados na B3
Atualmente, o Cepa/Esalq fornece mais de 15 indicadores agropecuários para o mercado de commodities da B3. Porém, os indicadores mais relevantes, cuja oscilação mais influencia na cotação dos ativos, são os seguintes:
- Indicador Esalq/BM&FBOVESPA do Boi Gordo – São Paulo. Indicador diário dos preços do boi gordo do estado de São Paulo, sem os custos de frete. Cotado em reais por arroba.
- Indicador do Bezerro Esalq/BM&FBOVESPA – Mato Grosso do Sul. Indicador diário dos preços do bezerro nas regiões produtoras do Mato Grosso do Sul. Cotado em reais por cabeça.
- Indicador Arroz em Casca ESALQ/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBOVESPA – Rio Grande do Sul. Indicador diário do arroz em casca posto na indústria do Rio Grande do Sul. Cotado em reais por saca de 50kg.
- Indicador de Preços do Milho Esalq/BM&FBOVESPA – Campinas/SP. Média de preços do milho na região de Campinas, em negócios realizados para o produto estocado em armazém. Cotado em reais por saca de 60kg.
- Indicador Soja Cepea/Esalq/BM&FBOVESPA – Paranaguá/PR. Indicador diário da soja em grão em armazéns no Porto de Paranaguá. Cotado em reais por saca de 60kg.
- Indicador Etanol Hidratado Combustível Cepea/Esalq – São Paulo. Média semanal de preços do etanol no Estado de São Paulo diretamente na usina, sem os custos de frete. Cotado em reais por litro.
Entretanto, além dos índices listados acima, o Cepea/Esalq também calcula os indicadores agropecuários de vários outros produtos – como açúcar, leite, café, citros, frango, etanol, ovos, mandioca, produtos hortifrutícolas, suínos, ovinos e trigos.