Indicadores de qualidade: o que são e como podem ajudar empresas?

Indicadores de qualidade são usados na melhoria de resultados de uma empresa. Afinal, não é apenas de feedback de consumidor que vive a gestão de uma companhia em busca de aumento no lucro líquido.

Os indicadores de qualidade auxiliam bastante no gerenciamento de empresas que lidam com vários processos.

O que são indicadores de qualidade?

Os indicadores de qualidade são ferramentas de monitoramento de gestão de processos. Eles auxiliam a empresa a se certificar que de a produção e o andamento do negócio estão ocorrendo corretamente e de forma otimizada.

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Esses instrumentos têm a missão de transformar dados em informações que sejam de fácil compreensão. Assim, se um indicador apontar que algo está diferente do esperado, é possível descobrir a causa e ajustar o que for preciso.

Os indicadores de qualidade também são conhecidos como indicadores KPI. A sigla vem de Key Performance Indicator (indicadores-chave de performance, em tradução livre). Por isso, também aparecem traduzidos como indicadores de desempenho ou indicadores-chave de desempenho.

Tipos de indicadores

Há uma série de tipos de indicadores de qualidade, que podem ser utilizados para auxiliar em processos específicos, dentro da gestão empresarial, como no gerenciamento de capital humano. Inclusive, com a capacidade de mostrar se as metas estabelecidas pela gestão foram alcançadas ou não. Os principais indicadores KPI são:

  • Indicador de eficiência;
  • Indicador de eficácia;
  • Indicador de efetividade;
  • Indicador de atendimento.

Os indicadores de eficiência são os que demonstram a capacidade da empresa de produzir mais, mas gastando menos. Aqui, a ideia é reduzir desperdícios, melhorando a eficiência e diminuindo o custo de produção.

Os indicadores de eficácia são aqueles utilizados para verificar se esta produção eficiente está ocorrendo dentro de um período de tempo pré-determinado. Ou seja, necessários para tornar a produção maior, mais barata e ainda assim rápida. Aqui entra a questão do cumprimento de prazos, por exemplo.

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Os indicadores de efetividade, por sua vez, analisam que os processos estão sendo feitos da forma correta. Porque não basta produzir rápido, gastando menor e em maior quantidade se os processos de qualidade não forem seguidos.

Os indicadores de atendimento são aqueles que mensuram se todo este trabalho desenvolvido está sendo bem quisto pelo cliente. Isso abrange tanto o relacionamento dos consumidores com a marca quanto o índice de satisfação com o produto em si. Trata-se de uma métrica fundamental para todo empreendimento. Afinal, sem clientes não há negócio.

Como implantar indicadores de qualidade

Se a empresa quiser saber como implantar indicadores de qualidade e produtividade, terá que conhecer bem o próprio negócio. Isso porque, para determinar as metas esperadas nos quesitos a serem desenvolvidos, é necessário saber o que pode ser feito e o que não pode. Além disso, será preciso estabelecer quais deles são adequados para o negócio.

Não é preciso utilizar todos os que existem, apenas que serão eficientes. É bastante comum que os indicadores utilizados por indústrias não sejam os mesmos aplicados pelo setor de serviços. Isso porque as necessidades destes negócios são diferentes.

Assim, cabe ao gestor definir tanto as ferramentas quanto as metas que serão inseridas nelas. E não adianta sonhar com o impossível neste momento. É preciso colocar os pés no chão e analisar o que realmente é possível fazer.

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Tiago Reis
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