Você sabia que a industrialização foi um dos eventos mais importantes da história da economia moderna?
Inclusive, de acordo com alguns autores, ainda no mundo contemporâneo, é vivenciada uma nova fase da industrialização. Esta fase marcada pelo crescimento das empresas de tecnologia.
A industrialização é o nome que se dá para o processo no qual os países deixam uma economia voltada para a agricultura ou para a manufatura, para adentrar na modernização do processo industrial. O início desse processo teve o pioneirismo da Inglaterra, através da denominada revolução industrial.
Este processo causou mudanças estruturais na vida das pessoas.
Por exemplo, antes da revolução industrial, a maior parte da população estava alocada em áreas do campo. Foi somente após a industrialização que a sociedade se transformou cada vez mais em uma sociedade urbana.
Além disso, a industrialização causou grandes mudanças nas relações de trabalho. Ela causou inúmeros avanços na produtividade dos trabalhadores, permitindo, dessa forma, um maior progresso econômico das nações.
Portanto, fica clara a importância deste processo para a história da civilização moderna.
Dessa forma, serão descritas neste texto as principais fases da industrialização. Também será explicado como este processo ocorreu no Brasil.
Fases da industrialização
Para facilitar o estudo deste evento tão relevante da economia mundial é norma dividi-lo em fases da industrialização, sendo elas:
- Primeira revolução industrial
- Segunda revolução industrial
- Terceira revolução industrial
Primeira revolução industrial
A primeira revolução industrial é marcada pelo papel pioneiro da Inglaterra.
A sua principal marca foi a criação das máquinas a vapor. As máquinas funcionavam para acelerar sobretudo a tecelagem. Portanto, se consolidou a substituição da manufatura pela nascente indústria moderna inglesa.
Segunda revolução industrial
A segunda revolução industrial foi marcada pelo fim da hegemonia inglesa. Outros países começaram a estabelecer fortes indústrias que perduram até hoje, tais como a Alemanha e os Estados Unidos.
Também foi marcada pelo início do uso da energia elétrica e de outras fontes de energia. Como, por exemplo, o petróleo.
Terceira revolução industrial
A terceira revolução industrial é considerada, para muitos autores, o processo que vivencia o mundo contemporâneo.
Ela é marcada pelo avanço da globalização e da informatização do mundo. Bem como pelo avanço exponencial da tecnologia e a consolidação dos mercados de capitais.
Processo de industrialização no Brasil
O processo de industrialização no Brasil ocorreu de forma muito tardia. Mesmo quando outros países, como a Inglaterra, já se mostravam avançados no seu processo de revolução industrial, o Brasil ainda se via focado no agronegócio.
O país obteve alguns surtos industriais antes do século XX, mas nunca se firmou como um país com vocação industrial.
Na época do império, o maior expoente da tentativa de industrialização foi o empreendedor barão de Mauá. No entanto, as suas iniciativas sempre eram desestimuladas por agentes externos.
Ainda ocorreram outros surtos de crescimento da indústria em momentos que o país teve o seu abastecimento externo indisponível. Tais como na ocasião da primeira guerra mundial.
No entanto, a industrialização só começou de fato no país no governo de Getúlio Vargas, na década de 30. Posteriormente, ocorreram avanços neste sentido também no governo de Juscelino Kubitschek.