Juros abusivos: qual taxa é considerada abusiva ao consumidor?

Ao contratar um empréstimo, financiamento ou solicitar crédito as instituições financeiras, os clientes devem consultar a taxa de juros dos contratos. Principalmente para analisar se têm os juros abusivos nas parcelas.

Calculando os juros abusivos, o mutuário que solicitou crédito pode fugir de um prejuízo financeiro.

O que são juros abusivos?

Os juros abusivos são taxas de juros consideradas extorsivas, sendo cobradas acima de um valor máximo previsto pelo Banco Central.

Esse tipo de juros está comumente associado, por exemplo, a financiamentos de automóveis, casas e bens. A taxa de juros nestes tipos de financiamento costumam ser camufladas pelas instituições financeiras.

PLANILHA CONTROLE GASTOS

Algumas instituições, por exemplo, costumam chamar a atenção para os pontos fortes de seu financiamento e acabam ludibriando as pessoas que não conseguem calcular juros abusivos para contratarem seus serviços. Esta é considerada uma prática de má-fé.

Como recorrer ao juros abusivos?

Recorrer dos juros abusivos é uma alternativa disponível para quem já contratou as prestações com juros altos.

Por isso, é possível abrir uma Ação Revisional de Juros. Com ela, o contratante do empréstimo ajusta a taxa de juros de acordo com o Banco Central.

Para que a revisão de financiamento aconteça, o contratante precisa recorrer a Justiça Comum ou ao Procon. O Procon é um órgão de fácil acesso a população e o lugar correto para procurar os direitos do contratante através do Código de Defesa do Consumidor no Brasil.

Não existe uma norma do Código de Defesa do Consumidor que trate especificamente de cobranças em abuso  em financiamentos. Isso porque não existe também um valor exato de quanto uma taxa poderá ser abusiva.

Entretanto, o entendimento comum, ressaltado inclusive pelo Banco Central, é de que os juros podem ser considerados abusivos quando estiver acima da taxa média praticada pelo mercado.

Sabemos que a taxa de juros tem como base a média praticada pelas instituições bancárias. Logo, o bom senso das instituições é o que prevalece nos financiamentos.

PLANILHA ORCAMENTO FAMILIAR

Como saber se os juros são abusivos?

Para saber se os juros são abusivos, é necessário antes calcular o valor efetivo que está sendo cobrando. Atualmente existem simuladores que realizam o cálculo automaticamente.

O Banco Central, por exemplo, disponibiliza ao público pela internet a chamada Calculadora do Cidadão. Através da calculadora do cidadão, o usuário preenche os dados do financiamento e gera o resultado real do financiamento de acordo com o juros.

São 4 dados fixos, mas o usuários precisa preencher pelo menos 3 na caculadora. São eles:

  • Número de meses;
  • Taxa de juros ao mês;
  • Valor da parcela;
  • Valor financiado.

Através do cálculo sabemos qual o valor será pago ao final do financiamento e qual o valor total de juros pago.

PLANILHA ORCAMENTO FAMILIAR

Como evitar a incidência de juros abusivos?

Quando as instituições financeiras não usam do bom senso na taxa de juros, os consumidores devem estudar o contrato e utilizar as seguintes regras:

  • Comparar: Qual a taxa de juros das outras instituições bancarias e financiadoras?
  • Evitar: Eu consigo economizar e não contratar esse financiamento ?
  • Pesquisar: Qual a melhor oferta e valor do mercado?

Logo, pode-se dizer que tudo foge da média de juros das instituições é considerado juros abusivos. O Banco Central tenta combater estas práticas nas instituições, por isso divulgam relatórios sobre a média da taxa de juros no Brasil. Tudo o que ultrapassar a média durante a negociação é considerado abusivo.

Agora que você conhece os juros abusivos, deixe um comentário para sabermos sua opinião sobre o tema.

NEWSLETTER NOTICIAS

ACESSO RÁPIDO
Disclaimer de artigos
Tiago Reis
Compartilhe sua opinião
29 comentários

O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

  • VANDERLEIA CARLA DE MATOS _ 29 de julho de 2020
    Olá! A instituição bancária pode, sem o consentimento, parcelar o valor de um cartão de crédito e embutir juros às parcelas?Responder
    • Suno Research 30 de julho de 2020
      Boa tarde Sugerimos que peça o auxílio de um advogado na questão. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Augusto 11 de agosto de 2020
    Ola! Tiago Reis, Tudo bem? Quero saber uma informação financiei um veiculo pelo banco Itau quero quita-lo mais o valor da quitação esta igual o valor financiando paguei 10 parcelas e falta 38. Posso fazer algo ou é o certo?Responder
    • Suno Research 11 de agosto de 2020
      Bom dia Sugerimos que entre em contato com o seu banco para maiores informações. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • […] juros cobrados aqui são os juros mais altos do do mundo, países desenvolvidos são cobrados em média 6% ao ano, aqui no Brasil são cobrados em média de […]Responder
  • Valdimar 20 de agosto de 2020
    Eu fiz um empréstimo BMG ele estão cobrando 75% eu acho recebo um salário mínimo de 1.45.000 e recebo 430.00 todo mês quantos ele podem cobrar já vem descontado na folha do meu benefício.Responder
  • Eneide da Silva Manso dos Santos 21 de agosto de 2020
    Tenho um Financiamento de imóveis e a pausa Emergencial me rendeu um juro no saldo devedor de+- R$6.000,00. O que devo fazer?Responder
    • Suno Research 24 de agosto de 2020
      Olá, Eneide! Tudo bem? Sugerimos que procure o seu banco para esclarecer a situação. Atenciosamente, Equipe Suno.Responder
  • Josiane 4 de setembro de 2020
    Minha mãe comprou um computador no ponto frio, em março o computador de 1.499,00 foi feito no Carnê em 18x de 166,88 o gerente disse que o juros está certo é de 7,38%, o PC vai sair no total de 3.003. Isto pode ser considerado juros abusivos?Responder
  • Gisele 14 de setembro de 2020
    Realmente, as financeiras roubam na cara dura quando se trata de um empréstimo quer o maior número de parcelas que os juros da o msm valor do empréstimo .... Deveria criar uma lei pq no meu ponto de vista isso deveria ser convidado como crime Pois tentei um empréstimo numa financeira chamada noverde me ofereceram o valor a menos do que solicitei e 12 parcela que os juros ficou no msm valor que o empréstimo Acho que deveria fechar todas essas intimações financeiras com juros absurdo pois pessoas desesperadas com um problema acabam aceitando e se enrolam ainda maisResponder

Ajude a Suno a Melhorar participando de um teste rápido!

CLIQUE AQUI